Como descobrir o ativo circulante de uma empresa?
Índice
- Como descobrir o ativo circulante de uma empresa?
- São contas pertencentes ao ativo não circulante?
- Qual a diferença entre ativo circulante e não circulante?
- Quais são os ativos não circulantes operacionais?
- Qual é o Ativo Circulante Líquido?
- Será que uma empresa deve endividar o seu capital circulante?
Como descobrir o ativo circulante de uma empresa?
Para saber o quanto a empresa possui de ativo circulante, deve-se somar os seguintes itens: dinheiro + equivalentes em dinheiro + inventário + recebíveis + títulos negociáveis + despesas antecipadas + outros ativos líquidos – valores esses que aparecem no Balanço Patrimonial da organização.
São contas pertencentes ao ativo não circulante?
Assim, o Ativo Não Circulante são bens de conservação duradoura, e não são destinados ao consumidor. Os maiores exemplos são os imobilizados: veículos, as máquinas e até mesmo os imóveis....São elas:
- Realizável a Longo Prazo;
- Investimentos;
- Imobilizável;
- Intangível.
Qual a diferença entre ativo circulante e não circulante?
O que diferencia esses dois tipos de ativos é, basicamente, a liquidez. O ativo não circulante inclui todas as contas de longo prazo ou aquelas que são imobilizadas, como imóveis, marcas e patentes, tecnologias, entre outras coisas e que, portanto, não podem ser convertidas em dinheiro de maneira rápida. Não possuem liquidez.
Quais são os ativos não circulantes operacionais?
Os ativos operacionais podem ser circulantes ou não circulantes quando não podem ser convertidos em dinheiro no curto prazo. Alguns exemplos de ativos circulantes operacionais são estoques ou duplicatas a receber. Já alguns exemplos de ativos não circulantes operacionais são as ferramentas e equipamentos usados na produção da empresa.
Qual é o Ativo Circulante Líquido?
O ativo circulante líquido, que também pode ser chamado de financeiro, se refere aos recursos que a empresa adquiriu a partir de suas atividades em determinado período ou de suas aplicações financeiras. Alguns exemplos de ativos líquidos são aplicações em ações, fundos de investimentos e também aplicações títulos públicos.
Será que uma empresa deve endividar o seu capital circulante?
Basta imaginar que, se uma empresa deve uma certa quantia, mas o seu Capital Circulante Líquido (Ativo Circulante – Passivo Circulante) é menor que ela, ela precisará se endividar. Portanto, quando o Ativo Circulante de uma companhia ultrapassa o seu Passivo Circulante, existe uma indicação positiva de quitação de dívidas no curto prazo.