Como calcular o baricentro de um triângulo equilátero?

Índice

Como calcular o baricentro de um triângulo equilátero?

Como calcular o baricentro de um triângulo equilátero?

Para encontrá-lo, é necessário determinar as suas três medianas, bem como o ponto de encontro entre elas. Quando o triângulo está representado no plano cartesiano, para encontrar o baricentro, basta calcular a média aritmética entre os valores de x e de y para encontrar o par ordenado do baricentro.

Como calcular a Apótema de um triângulo equilátero?

Assim, também podemos dizer que o apótema de qualquer triângulo equilátero é equivalente a 1/3 de sua altura.

Por que o baricentro de um triângulo?

Por ora veremos um estudo relacionado ao baricentro de um triângulo. O triângulo é, sem dúvidas, a figura mais estudada na matemática e possui grande aplicabilidade em outras áreas como, por exemplo, na construção civil.

Qual o valor de um triângulo equilátero?

Na figura, X representa um valor qualquer. Não importa qual seja o tamanho, sempre que você usar um transferidor (medidor de ângulos) em um triângulo equilátero, você encontrará o mesmo valor. Para que todos os lados iguais se encontrem em um formato perfeito de triângulo, dois lados sempre formarão o mesmo ângulo entre si.

Qual o eixo de simetria do triângulo eqüilátero?

O triângulo eqüilátero possui 3 eixos de simetria e portanto um centro de simetria. Conseqüências: a bissetriz, a mediana, a mediatriz e a altura relativas a um mesmo vértice são coincidentes com o eixo de simetria. o incentro, o circuncentro, o baricentro e o ortocentro coincidem com o centro de simetria.

Como descobrir a base de um triângulo?

A fórmula para descobrir a base de um triângulo é: área = (base vezes a altura) dividido por 2. Logo: A = (b.h)/2 Nesta fórmula vemos três incognitas. A = área do triângulo

Postagens relacionadas: