Como chegar à base de cálculo do ICMS ST?
Como chegar à base de cálculo do ICMS ST?
- Base do ICMS Inter = (Valor do produto + Frete + Seguro + Outras Despesas Acessórias - Descontos) ...
- Valor do ICMS Inter = Base ICMS Inter * (Alíquota ICMS Inter / 100) ...
- Base do ICMS ST = (Valor do produto + Valor do IPI + Frete + Seguro + Outras Despesas Acessórias - Descontos) * (1+(%MVA / 100))
Como calcular ST pelo NCM?
O melhor jeito de como saber se um produto tem substituição tributária pelo NCM é consultando o Sefaz. Dessa forma, o portal do órgão disponibiliza uma relação de produtos que estão sujeitos a ST, o que ajuda muito a diminuir qualquer tipo de erro de tributação.
Como realizar o cálculo do ICMS-ST?
Considerando a futura passagem e compra do produto a partir de diversos envolvidos, existe um cálculo para realizar para que ninguém saia prejudicado. Afinal, a ideia é que o ICMS-ST facilite o processo de pagamento e até mesmo evite a sonegação fiscal.
Qual o cálculo do ICMS presumido?
O ICMS presumido é a base de cálculo ST x alíquota. Portanto, se uma fabricante do estado de São Paulo com destino para o mesmo estado tem o valor de venda de R$ 2.000 e IPI calculado à alíquota de 5%, de acordo com a Tabela de IPI da região, traz o seguinte cálculo como exemplo de substituição tributária:
Como calcular o MVA?
Com isso o MVA se torna a base de cálculo de um produto classificado em substituição tributária. Se precisar de ajuda para calcular o MVA, Clique aqui e baixe uma Planilha de Calculo de MVA .
Será que o IPI só deve compor a base de cálculo do ICMS?
R: Não, pois o valor do IPI só deve compor a base de cálculo do ICMS quando o destinatário não for um contribuinte ou o produto não for destinado a revenda — este não é o caso do ICMS ST. b. Sou optante pelo Simples Nacional.