Como calcular o recalque do solo?
Índice
- Como calcular o recalque do solo?
- O que é o recalque do solo?
- Como calcular o recalque por adensamento?
- Como pode ser feita a avaliação da capacidade de carga dos solos?
- Como entendemos o conceito de bulbo de tensões?
- Por que saber a profundidade do bulbo de pressão?
- Como calcular a tensão admissível do solo?
- Qual o alcance do bulbo de uma fundação?
Como calcular o recalque do solo?
Cálculo do recalque no solo: meios elásticos homogêneos
- ρ = ρ c + ρ i \mathrm{\rho=\rho_c+\rho_i} ρ=ρc+ρi.
- ρ i = μ 0 ⋅ μ 1 ⋅ σ ⋅ B E s \mathrm{\rho_i=\mu_0\cdot \mu_1\cdot\dfrac{\sigma\cdot B}{E_s}} ρi=μ0⋅μ1⋅Esσ⋅B.
- ρ i = ρ 1 + ρ 2 \mathrm{\rho_i=\rho_1+\rho_2} ρi=ρ1+ρ2.
O que é o recalque do solo?
O recalque nada mais é do que o fenômeno que ocorre quando uma edificação sofre um rebaixamento devido ao adensamento do solo sob sua fundação.
Como calcular o recalque por adensamento?
2. Recalque por adensamento primário, resultado de uma alteração volumétrica em solos coesivos saturados por causa da expulsão da água que ocupa os espaços vazios. = comprimento da fundação dividido pela largura da fundação.
Como pode ser feita a avaliação da capacidade de carga dos solos?
A determinação da capacidade de carga pode ser feita tanto teoricamente, empregando fórmulas teóricas ou semi-empíricas existentes ou experimentalmente, através da execução de provas de carga. São apresentadas a teoria de Rankine e a teoria de Terzaghi para o cálculo da capacidade de carga dos solos.
Como entendemos o conceito de bulbo de tensões?
Agora que já entendemos o conceito de bulbo de tensões, vamos às aplicações desse conceito. Como comentamos anteriormente, é comum nos depararmos com estudos de sondagem que apontam para solos com várias camadas. Dentre essas camadas, é possível que a camada de maior resistência esteja na superfície.
Por que saber a profundidade do bulbo de pressão?
Mas por que saber a profundidade do bulbo de pressão é tão importante? Perceba que o bulbo de tensões do elemento de fundação atravessa duas camadas de solo. Uma camada de areia com pressão admissível alta, que possibilita a implantação de sapatas. Porém, na camada abaixo temos uma argila mole com pressão admissível baixa.
Como calcular a tensão admissível do solo?
Para determinar este valor, usarei como base o perfil representativo do solo mostrado no relatório de sondagem abaixo: Supondo que a cota de assentamento das sapatas está 1 metro abaixo do nível do solo e que a menor dimensão em planta destes elementos é 1 metro, podemos estimar a tensão admissível do solo através da seguinte correlação empírica:
Qual o alcance do bulbo de uma fundação?
Logo, para definirmos qual o alcance do bulbo de uma fundação, basta sabermos a profundidade desse bulbo. Pelos resultados obtidos de experimentos e simulações computacionais, percebeu-se que quanto maior for a dimensão da fundação, maior a massa de solo afetada pelo bulbo de tensões, logo, maior será sua profundidade.