Como calcular o capacitor de filtro de uma fonte?

Índice

Como calcular o capacitor de filtro de uma fonte?

Como calcular o capacitor de filtro de uma fonte?

Uma "regrinha" prática para o projetista de uma fonte permite escolher o valor ideal do capacitor de filtro usado. Normalmente, usamos 1 000 µF de capacitância para cada 1 ampère de corrente que precisamos, isso entre 3 V a 15 V de saída.

Como fazer testes de capacitor?

Fazer testes enquanto o capacitor está conectado ao circuito pode trazer resultados muito imprecisos e até danificar outros componentes. Tire-o cuidadosamente, removendo a solda na conexão, se necessário. Configure o multímetro para aferir a capacitância.

Qual a amplitude do seu capacitor?

Se o seu modelo tem diversas configurações no capacitor, escolha a amplitude mais adequada à sua estimativa de valores corretos (você pode ler o rótulo do capacitor para uma ideia básica). Se houver apenas uma configuração presente, isso indica que o multímetro poderá detectar a amplitude automaticamente. Ative o modo REL, quando presente.

Qual é a tensão máxima do capacitor?

Nos semiciclos em que o diodo conduz, o capacitor se carrega com a tensão máxima retificada, ou seja, a tensão de pico do secundário do transformador. Se ele for especificado para fornecer uma tensão de 12 Volts, este valor corresponde a um valor "rms".

Qual a tensão de trabalho de um capacitor de filtro?

A tensão de trabalho de um capacitor de filtro não é a tensão do transformador, nem a de pico, mas um valor maior. Assim, para um transformador de 12 V, levando em conta os 16,9 V de pico, chegamos a um valor seguro de tensão de trabalho para o capacitor de 25 V.

Postagens relacionadas: