Como calcular o ICMS do Ativo Imobilizado?

Índice

Como calcular o ICMS do Ativo Imobilizado?

Como calcular o ICMS do Ativo Imobilizado?

O montante do crédito a ser apropriado será o obtido pela seguinte fórmula: Valor total do crédito x 1/48 x valor das operações de saídas e prestações tributadas/total das operações de saídas e prestações.

Tem ICMS na venda de ativo imobilizado?

ICMS – Não Incidência – Documentos Fiscais – Saídas de bens classificados no ativo imobilizado. I. No Estado de São Paulo, as saídas de bens do ativo imobilizado estão amparadas pela não incidência do imposto (artigo 7º, inciso XIV, do RICMS/2000).

Qual o valor do ICMS para o Ativo Imobilizado?

Para o fisco paulista, o crédito do valor do ICMS referente à entrada de bens destinados a integrar o ativo imobilizado deve ter sua primeira fração lançada a partir do momento em que os bens entrarem em operação e iniciarem a produção de mercadorias, conforme Ementa. ICMS - Crédito - Ativo imobilizado - Momento da apropriação.

Como calcular o crédito de ICMS?

Em linhas gerais, o crédito de ICMS deverá ser apurado realizando um cálculo de fator após dividirmos numa fração de 1/48 (um quarenta e oito avos) o valor total do crédito de ICMS. Vamos a um exemplo para tornar mais claro: O cálculo base se resumirá em:

Qual o valor do crédito do ICMS anulado?

Nos casos de alienação do ativo que gerou o crédito do ICMS, o valor do crédito do ICMS anulado volta a compor o custo do ativo imobilizado, ou, alternativamente, a empresa poderá lançar o valor do crédito não aproveitado como uma despesa no resultado.

Quando deve ser lançado o crédito do ICMS?

I. O crédito do valor do ICMS referente à entrada de bens destinados a integrar o ativo imobilizado deve ter sua primeira fração lançada a partir do momento em que os bens entrarem em operação e iniciarem a produção de mercadorias. II. O lançamento do crédito deve ser realizado durante 48 (quarenta e oito) meses consecutivos.

Postagens relacionadas: