De quem é a responsabilidade de pagar o Difal?

Índice

De quem é a responsabilidade de pagar o Difal?

De quem é a responsabilidade de pagar o Difal?

A regra geral para o recolhimento do Difal é: Responsabilidade do destinatário (comprador), quando for contribuinte do ICMS; Responsabilidade do remetente (vendedor), quando o destinatário não contribuir com o ICMS.

Qual o diferencial de alíquotas do Simples Nacional?

O diferencial de alíquotas se aplica, inclusive, às empresas optantes pelo Simples Nacional. Veja maiores detalhes no tópico Simples Nacional - ICMS - Diferencial de Alíquotas Interestaduais, no Guia Tributário Online. SAÍDAS PARA CONSUMIDOR FINAL.

Como calcular o diferencial de alíquotas?

Portanto, o contribuinte optante pelo Simples Nacional para calcular o diferencial de alíquotas vai considerar a carga tributária interna em São Paulo de 8,8% (e não a alíquota da mercadoria que é de 18%). Assim, o diferencial de alíquotas será calculado entre 8,8% e 4,0%, confira demonstrativo do cálculo:

Como calcular a alíquota do contribuinte optante pelo Simples Nacional?

Para calcular o diferencial de alíquotas o contribuinte optante pelo Simples Nacional (LC nº 123/2006) pode utilizar a redução da carga tributária prevista no Convênio ICMS nº 52/91? Para esclarecer esta questão, a SEFAZ-SP publicou a Resposta à Consulta nº 16173/2017.

Qual o diferencial de aliquotas para as empresas “normais”?

O diferencial de aliquotas para as empresas “Normais” deve ser calculado dentro da apuração do ICMS e levado a outros débitos sendo que não haverá uma guia separada, ou seja, o valor do ICMS Normal já estará acrescido do diferencial de aliquotas.

Postagens relacionadas: