Como calcular o erro máximo admissível?
Como calcular o erro máximo admissível?
A exatidão é definida como ± 0,5ºC na faixa de medição de (-)ºC e ± 1,0ºC no restante da faixa de medição. Assim, se a temperatura medida estiver dentro da faixa de (-)ºC podemos considerar que o erro máximo permissível é de ± 0,5ºC.
O que é erro máximo de medição?
Também chamado de limite de erro ou critério de aceitação, o erro máximo é um requisito de medição. Ou seja, é um valor a ser atingido para que o resultado da calibração do instrumento seja aprovado e validado como confiável.
Como identificar o erro máximo de uma balança?
O conhecimento do erro máximo, auxilia identificar se a balança será autuada bem como se o equipamento está em acordo com os requisitos metrológicos estabelecidos. Para identificarmos variações nas pesagens é essencial elaborar um procedimento de verificação intermediária com pesos padrões calibrados periodicamente.
Qual é o erro da balança?
De qualquer forma atualmente considera-se apenas o Erro de Indicação pois avalia-se que a Incerteza do Peso-padrão utilizado é significativamente menor do que o Erro da Balança. Por meio do erro máximo permitido para balanças é possível verificar se a balança atende as normas da portaria 236/94.
Como calcular o erro máximo permitido?
Para se calcular o erro máximo permitido, primeiramente é necessário saber a classe da balança e o “e” (divisão de verificação). Estas informações estão na chapa de identificação. Obs: A classe da balança também pode ser identificada utilizando a portaria 2 do Inmetro.
Qual o peso máximo permitido para uma balança classe III?
Com estas informações consulta-se a tabela na coluna que corresponde à classe III, pois temos uma balança classe III. Na faixa de e, ou seja, caso o peso a ser medido esteja na faixa de g o erro máximo permitido é de ±0,5e, ou ±0,5 g.