Como definir mola?
Índice
- Como definir mola?
- Como funciona mola de compressão?
- Como calcular uma mola de compressão?
- Quais são os tipos de molas?
- Qual a função de uma mola?
- O que são espiras ativas em uma mola?
- Como medir mola de compressão?
- Como calcular a altura da mola?
- Como calcular o projeto da mola?
- Como calcular a constante da mola?
- Como calcular as cotas da mola?
Como definir mola?
Uma mola (do italiano molla) é um objeto elástico flexível usado para armazenar a energia mecânica. As molas são feitas de arame geralmente, tendo, como matéria-prima mais utilizada, o aço temperado.
Como funciona mola de compressão?
A mola de compressão é um dispositivo com formato helicoidal que possui maleabilidade para ser pressionada até determinada tensão e conseguir voltar ao seu tamanho normal, considerado o seu estado de equilíbrio.
Como calcular uma mola de compressão?
Para evitar problemas de flambagem em molas de compressão recomenda-se que a razão entre o Comprimento Livre e o Diâmetro Médio da Mola seja menor que 4. Recomenda-se que o ângulo de hélice da mola seja menor que 12º. Recomenda-se que a constante C da Mola esteja entre 3 e 12.
Quais são os tipos de molas?
As Molas podem ter vários tipos de forma, como as Molas de compressão, Molas de tração, Molas de torção, Molas prato, Molas espiral de fita, as de uso mais comum na engenharia são as helicoidais cilíndricas, e Molas de tensão constante. Os elementos característicos das Molas são a flecha, a rigidez e a flexibilidade.
Qual a função de uma mola?
O conjunto de suspensão realiza um papel fundamental para o funcionamento adequado de um automóvel. A mola de suspensão, nesse caso, é a grande responsável por garantir a sustentação do peso e manter altura correta do veículo, bem como absorver os impactos e oscilações do solo.
O que são espiras ativas em uma mola?
As molas de compressão, tração e torção possui espiras na qual é um dos fatores que permite a mola obter a propriedade mecânica de tenacidade. ... Também para mola de compressão há o número de espiras ativas(If). Para determinar essa quantidade de espiras, recomendamos subtrair (-1,5) do número total de espiras.
Como medir mola de compressão?
Segure a mola vertical em uma das mãos. Abrir as mandíbulas sobre as pinças digitais e colocar uma mandíbula no topo e uma mola na parte inferior da mola de tocar nas extremidades. Anote o comprimento livre da mola em milésimos. Este é o comprimento da mola, quando não está comprimida.
Como calcular a altura da mola?
Subtraia a altura da mola comprimida da altura original, para achar o deslocamento da mola (x). Coloque a pilha de arruelas em uma balança eletrônica e anote seu peso (F). Calcule a constante da mola (k) usando a fórmula k = F / x.
Como calcular o projeto da mola?
Projeto da mola para a força de trabalho máxima especificada, o material determinado, as cotas da montagem e o diâmetro da mola Primeiramente, verifique os valores de entrada para o cálculo.
Como calcular a constante da mola?
Calcule a constante da mola (k) usando a fórmula k = F / x. Se a mola não comprimida tem uma altura de 2,5 cm, a mola comprimida tem uma altura de 1,25 cm e um total de 100 gramas de arruelas foi colocado na mola para comprimi-la, então k = (0,1)/(0,01) = 10 N/m. (Nesse caso, 100 g = 0,1 N e 2,5 cm - 1,25 cm = 0,01 m.)
Como calcular as cotas da mola?
Aqui o programa tenta projetar uma mola com o menor diâmetro de arame e o menor número de espirais. Calcula os valores correspondentes das cotas da montagem e a deflexão de trabalho para a carga especificada, o material e as cotas da mola.