Como calcular o fluxo de caixa livre de uma empresa?
Como calcular o fluxo de caixa livre de uma empresa?
O cálculo do FCL é bem simples. Para obtê-lo, basta subtrair o valor do Fluxo de Caixa Operacional das despesas de capital. Para ficar mais fácil de entender, basta aplicar a seguinte fórmula: Fluxo de Caixa Livre = Fluxo de Caixa Operacional – Despesas de Capital.
Como fazer o cálculo de fluxo de caixa?
Sua matemática é bem simples: consiste em pegar o faturamento e subtrair dele os gastos da empresa. Pronto, temos aí o resultado do fluxo de caixa.
Como calcular o fluxo de caixa livre?
Para calcular o fluxo de caixa livre você vai precisar somar o fluxo de caixa operacional com o fluxo de caixa de investimentos. FCO = Este é o fluxo de caixa operacional, que representa as operações da empresa menos os gastos de industrialização, comercialização e prestação de serviço.
Como calcular o fluxo de caixa?
O primeiro passo para calcular o fluxo de caixa é ter absolutamente todas as receitas e despesas anotadas. Mesmo aquelas pequenas, que parecem ser sem importância.
Qual é o fluxo de caixa livre?
O fluxo de caixa livre é o saldo que você tem disponível na sua empresa. Ou seja, é aquele dinheiro que fica sobrando depois que você faz seus pagamentos. É bem comum, inclusive, que este restante seja usado para quitar os eventuais dividendos dos acionistas ou para endividamentos da empresa.
Qual é o fluxo de caixa de investimentos?
FCI = Fluxo de caixa de investimentos, que os investimentos feitos no imobilizado ou intangível da empresa. Neste caso, o custo será lançado como negativo. Lembrando que ele só será positivo se o negócio vender algum tipo de ativo ou aplicação financeira.
Qual o fluxo de caixa operacional?
Fluxo de Caixa Operacional Ele é encontrado pela fórmula: FCO = Lucro Líquido + Despesas Não Monetárias +/– Variação no Capital de Giro Líquido das Despesas Não Monetárias As despesas não monetárias são todos os itens em uma demonstração de resultados de uma empresa não afetam o caixa.