Como fazer cálculo de payback simples?
Índice
- Como fazer cálculo de payback simples?
- Como calcular o payback no Excell?
- Como calcular payback sem taxa?
- Como é feito o cálculo de Payback?
- O que é o Payback simples?
- Como calcular o Payback na sua empresa?
- Como calcular o Payback descontado?
- Qual o valor do Payback?
- Qual o tempo de retorno do Payback?
Como fazer cálculo de payback simples?
Por isso, para calcular o payback de um investimento, utiliza-se a seguinte fórmula: Payback = Investimento Inicial / Ganhos no período.
Como calcular o payback no Excell?
Fórmula: =(E9*-1)/D10+B9 Se você cursa gestão financeira ou precisa saber em quanto tempo recuperará um investimento, utilize o payback. Essa é a fórmula do Excel que te retornará exatamente a quantidade de tempo necessária para recuperar seu investimento.
Como calcular payback sem taxa?
Aqui, você já tem o cálculo do payback considerando o fluxo de caixa, mas é preciso ponderar, como já destacamos, os juros compostos desse capital. Para simplificar, vamos direto à fórmula aplicável, considerando uma taxa de 10% a.a. para o período de um ano: PV = FV/(1 + I)...Payback Descontado:
Ano | Fluxo |
---|---|
0 | -50.000 |
1 | 9.090.90 |
2 | 8.181,81 |
Como é feito o cálculo de Payback?
É definido como o número de períodos (anos, meses, semanas etc.) para se recuperar o investimento inicial. Para se calcular o período de payback de um projeto basta somar os valores dos fluxos de caixa auferidos, período a período, até que essa soma se iguale ao valor do investimento inicial.
O que é o Payback simples?
Payback simples é um indicador financeiro que revela o tempo necessário para recuperar o custo de um investimento. Ou seja: equivale ao prazo de retorno do investimento, ou quanto tempo ele leva para “se pagar”, na linguagem popular.
Como calcular o Payback na sua empresa?
Existem dois tipos de payback para calcular na sua empresa: o simples e o descontado. Enquanto o simples é calculado sem considerar o valor do dinheiro no tempo, o descontado já inclui os valores descontados para o presente por meio de uma taxa de juros. Vamos entender melhor como funciona cada um a seguir.
Como calcular o Payback descontado?
Como calcular o payback descontado? Vamos agora entender o payback descontado. Ele segue as mesmas regras do payback simples, porém utiliza os fluxos já trazidos a valor presente, considerando assim a taxa de retorno esperada para o negócio. Suponha que um investimento prometa produzir os seguintes fluxos de caixa:
Qual o valor do Payback?
O valor do cálculo no diz que o payback foi de 3 anos mais 36,5 dias. Arredondando, temos 3 anos, 1 mês e 7 dias. Este é o payback simples para o projeto. O payback descontado será feito da mesma maneira, contudo, aplicaremos a taxa equivalente ao custo de capital e traremos todos os fluxos a valor presente.
Qual o tempo de retorno do Payback?
Logo, você pode utilizar o payback simples para fazer o cálculo com os valores nominais ou dar um passo além e usar o payback descontado com os valores atualizados. Com o segundo indicador, o tempo de retorno será um pouco maior do que na conta simplificada. Ao obter o resultado, fica fácil avaliar o grau de atratividade do investimento.