O que é o potencial construtivo?

Índice

O que é o potencial construtivo?

O que é o potencial construtivo?

O Potencial Construtivo é a autorização dada pelo Município para construção acima do permitido pelo zoneamento em determinado terreno. Ou seja, é um acréscimo ao direito de construir, que possibilita aumentar o número de pavimentos e/ou a área de construção.

Como calcular potencial construtivo de um terreno?

O coeficiente de aproveitamento é um número que multiplicado pela área do terreno indica a quantidade máxima de metros quadrados que podem ser construídos, somadas as áreas de todos os pavimentos. Basta dividir a área total edificada (contando com todos os pavimentos) pela área do terreno ou lote.

Quanto custa comprar potencial construtivo Curitiba?

Valor da cota (atual) = R$ 699,30.

Como funciona o índice construtivo?

Ou seja, o índice construtivo funciona como uma moeda no mercado imobiliário, que você pode comprar ou até mesmo vender. São quatro as variáveis de índice construtivo em Porto Alegre: Balcão, Leilão, Desapropriação e de Prédios Tombados.

O que é a Outorga Onerosa do Direito de Construir?

A Outorga Onerosa do Direito de Construir nada mais é que uma concessão emitida pelo poder público para que o proprietário do imóvel construa acima do coeficiente básico estabelecido mediante o pagamento de uma contrapartida financeira.

O que é uma Zepec?

A ZEPEC-BIR tem como objetivo preservar bens tombados e elementos construídos, edificações e suas respectivas áreas ou lotes com valor histórico, arquitetônico, paisagístico, artístico, arqueológico e cultural.

Qual o potencial construtivo de um terreno?

O potencial construtivo diz a respeito somente do quanto você pode construir no seu terreno. Para isso, deve-se consultar qual o coeficiente de aproveitamento do zoneamento que o seu terreno está inserido.

O que é transferência de potencial construtivo?

Transferência de Potencial Construtivo é um instrumento instituído pelo Estatuto da Cidade, em 2011, que tem por objetivo transferir os potenciais construtivos do lote, que por força de lei, é afetado por restrição imposta pelo Poder público.

Como calcular potencial construtivo Curitiba?

Cálculo do potencial construtivo

  1. Área computável acrescida x 0,75x valor do m² do terreno dividido pelo Coeficiente de aproveitamento da zona.
  2. Área dos pavimentos acrescidos x 0,15 x valor do m² do terreno dividido pelo Coeficiente de aproveitamento da zona.
  3. Nº de unidades habitacionais x 2,00m2 x valor do m² do terreno.

O que é zr1 em Curitiba?

Art. 40. A Zona Residencial 3 - ZR3 é uma zona de predominância residencial de baixa a média densidade de ocupação, onde se deve promover a ocupação habitacional unifamiliar e coletiva, comércio e serviço de atendimento vicinal e de bairro, de acordo com a infraestrutura implantada.

Qual é o potencial construtivo de um terreno?

Conhecer o potencial construtivo de um terreno, ou seja, qual é a área máxima permitida que a legislação permite construir é uma resposta que o incorporador ou investidor imobiliário deve ter total segurança antes de negociar uma nova aquisição porque influencia diretamente na área de venda.

Qual o potencial construtivo de uma edificação?

Multiplicando a área do terreno (450m²) pelo coeficiente de aproveitamento (1,5), temos um potencial construtivo de 675m². Desta forma, para utilizar todo o potencial construtivo, poderia-se construir uma edificação de 3 pavimentos de 225m² de área líquida cada, por exemplo.

Qual o valor do metro quadrado do imóvel que recebe o potencial?

Vmr = Valor do metro quadrado do imóvel que recebe o potencial; Cr = Coeficiente de aproveitamento do imóvel que recebe o potencial; Cc = Coeficiente de aproveitamento do imóvel que cede o potencial; Fc = Fator de correção.

Postagens relacionadas: