Como medir o torque de um eixo?
Como medir o torque de um eixo?
O torque do motor é calculado multiplicando a força aplicada (F) pela distância do centro do eixo (d), também chamado de braço de alavanca. Quanto mais distante a força aplicada estiver do eixo, maior será o torque.
Como calcular o torque?
Além disso, o torque é uma grandeza vetorial, calculada pelo produto vetorial (ou produto externo) entre o braço de alavanca (r) (também chamada de linha de ação) e a força (F). O torque e o módulo do torque podem ser calculados por meio da seguinte expressão:
Como calcular o torque elétrico de um motor?
Como calcular toque elétrico de um motor? Quando falamos de torque elétrico de um motor, é importante destacar que o motor elétrico, além de torque também gera trabalho, apesar das unidades de medidas e fórmulas serem as mesmas, torque e trabalho são grandezas diferentes!
Quais são os exemplos de torque?
Exemplos de torque. Quando abrimos uma porta, aplicamos força em um ponto distante do seu eixo de rotação, dessa forma, imprimimos sobre ela um torque maior. Quando pedalamos em uma bicicleta de marchas, é possível notar que, quanto maior for o diâmetro de sua coroa, maior será o torque produzido por cada pedalada.
Como calcular o vetor torque?
O vetor torque pode ser calculado por meio do produto vetorial entre força e distância. Sempre que uma força for aplicada a alguma distância do eixo de rotação de um corpo, esse corpo estará sujeito à rotação. Se esse corpo não está rotacionando ou rotaciona com velocidade angular constante, dizemos que ele se encontra em equilíbrio rotacional.