Como calcular teor de umidade de alimentos?

Índice

Como calcular teor de umidade de alimentos?

Como calcular teor de umidade de alimentos?

A razão entre a perda de massa da amostra retirada da estufa e sua massa original, multiplicada por 100, fornece o teor de umidade em porcentagem, base úmida.

Como calcular a umidade de grãos?

O teor de umidade dos grãos representa a quantidade de água por unidade de massa do grão úmido ou seco. Pode ser expresso pela relação entre a quantidade de água e a massa seca (base seca – eq. 2) ou entre a quantidade de água e a massa total (base úmida – eq. 3).

O que é o teor de uma substância?

Teor de substância seca (teor SS) O teor de substância seca, abreviado teor SS, ou teor de massa seca, designa a parcela percentual de sólido em uma mistura de substâncias. Quanto maior for a parcela, mais seca será essa mistura. A unidade do teor SS é [%peso].

Como calcular o tamanho de uma amostra?

Se você tiver uma população pequena ou média e já tiver todos os valores-chave, basta utilizar a fórmula padrão para o tamanho de uma amostra, que é a seguinte: Tamanho da amostra = [z2 * p (1-p)] / e2 / 1 + [z2 * p (1-p)] / e2 * N ]. N = tamanho da população. z = escore z. e = margem de erro. p = desvio padrão.

Qual o tamanho da amostra e o erro amostral?

Obviamente, o ERRO AMOSTRAL e o TAMANHO DA AMOSTRA seguem sentidos contrários (Figura 1). Quanto maior o tamanho da amostra, menor o erro cometido e vice-versa. Figura 1 – Relação intuitiva entre o tamanho da amostra e o erro amostral.

Como usar a fórmula padrão para a amostra?

Se você tiver uma população pequena ou média e já tiver todos os valores-chave, basta utilizar a fórmula padrão para o tamanho de uma amostra, que é a seguinte: Tamanho da amostra = [z 2 * p(1-p)] / e 2 / 1 + [z 2 * p(1-p)] / e 2 * N]. N = tamanho da população. z = escore z. e = margem de erro. p = desvio padrão.

Como realizar um estudo de amostragem?

Realizar um estudo piloto, iniciando o processo de amostragem. Com base na primeira coleção de pelo menos 31 valores amostrais selecionados aleatoriamente, calcular o desvio-padrão amostral S e utilizá-lo em lugar de s. Este valor pode ser refinado com a obtenção de mais dados amostrais.

Postagens relacionadas: