Como calcular os 10 primeiros termos de uma PG?

Índice

Como calcular os 10 primeiros termos de uma PG?

Como calcular os 10 primeiros termos de uma PG?

A soma dos termos de uma PG é calculada pela formula Sn = {a1[(q^n) - 1]}/q - 1. Substituindo os termos temos: S10 = {3[(2^10) - 1]}/2 - 1 --> 3(1024-1) --> 3×10. A soma dos 10 primeiros termos é 3069.

Qual a diferença entre uma PA e uma PG?

PA e PG são sequências finitas ou infinitas de números que seguem uma lógica ou razão. PA é a sigla para progressão aritmética, enquanto PG significa progressão geométrica.

Como calcular o valor x de uma PG?

Calcule o valor para x = 1 + 1⁄3 + 1⁄9 + … O valor de x é a soma dos infinitos termos da PG: ( 1 + 1⁄3 + 1⁄9 + …) Também é possível fazer o produto dos n termos de uma PG, para isso a seguinte fórmula pode ser usada: a1: é o primeiro termo. Cada termo de uma PG, a partir do segundo, é a média geométrica entre o sucessor e antecessor.

Como calcular o produto de uma PG?

Também podemos calcular o produto dos termos de uma PG quando ela é finita. A fórmula usada para isso é: Nessa fórmula, P n é o resultado, ou seja, o produto dos termos da PG, a 1 é o primeiro termo, “q” é a razão da PG e “n” é seu número de termos.

Qual é o termo central da PG?

O termo central da PG é também a sua média geométrica. Uma PG pode ser classificada como finita, quando existir uma qualidade limitada de termos, ou infinita. Além disso, também classificamos a PG de acordo com seu comportamento, podendo ser crescente, decrescente, constante e oscilante.

Qual a classificação de uma PG?

Classificação de uma PG 1 Constante: Para que ela seja constante, os termos precisam ser todos iguais: a1 = a2 =...= an. Uma PG é constante se, e... 2 Decrescente: Para que ela seja decrescente, o segundo termo deve ser menor que o primeiro e assim sucessivamente, ou... More ...

Postagens relacionadas: