Qual o trabalho realizado pela força da mola?
Qual o trabalho realizado pela força da mola?
O trabalho da força elástica será resistente (negativo) se a deformação X for forçada, ou seja, uma força externa estará alongando (esticando) ou comprimindo a mola e, nesse caso, o trabalho da força externa terá em cada ponto a mesma intensidade (módulo) que o trabalho da força elástica, mas que será positivo.
Quando o trabalho da mola e negativo?
O sinal negativo mostra que o sentido da força da mola é sempre contrário ao do deslocamento da extremidade livre. A constante k recebe o nome de constante da mola (ou constante elástica) e é uma medida da rigidez da mola.
Quando é que o trabalho é nulo?
Trabalho nulo: se α = 90º, uma vez que cos 90º = 0 e não há deslocamento; Trabalho resistente: quando º. O trabalho é negativo, já que o cos α assumirá valores negativos. O deslocamento e a força possuem sentidos contrários.
Como calcular a deformação da mola?
Uma vez que o exercício pediu que determinássemos a deformação da mola em centímetros, após termos encontrado o resultado de 0,1 m, tivemos que multiplicá-lo por 100, uma vez que 1 metro tem 100 centímetros. Fazendo isso, descobrimos que a deformação foi de 10 cm, logo a alternativa correta é a letra D.
Como calcular a constante elástica da mola?
Dessa maneira, a alternativa correta é a letra C. Questão 2 — Uma mola sofre uma deformação de 10 cm (0,1 m) quando comprimida por uma força de 200 N. Determine a constante elástica dessa mola. Vamos calcular a constante elástica da mola com a lei de Hooke.
Como é calculado o trabalho em um corpo?
Quando uma força constante atua em um corpo, produzindo um deslocamento, o trabalho é calculado usando-se a seguinte fórmula: T = F.
Como calcular o trabalho resultante?
O trabalho resultante é obtido através da soma dos trabalhos de cada força aplicada ao corpo, ou pelo cálculo da força resultante no corpo. Quando a força é paralela ao deslocamento, ou seja, o vetor deslocamento e a força não formam ângulo entre si, calculamos o trabalho: