Como é feita a quebra da glicose?

Índice

Como é feita a quebra da glicose?

Como é feita a quebra da glicose?

A glicólise (do grego glykos, açúcar, e lysis, quebra) é um processo anaeróbio, ou seja, sem a presença de oxigênio, que ocasiona a degradação da glicose (C6H12O6). Nessa via metabólica, que ocorre no citoplasma das células de todos os seres vivos, acontece a formação de ácido pirúvico (C3H4O3) e de moléculas de ATP.

Quantas moléculas de ATP são produzidas na glicólise?

- Glicólise São utilizadas 2 moléculas de ATP para ativar o catabolismo da molécula de glicose, porém são formadas 2 moléculas de NADH, 4 ATP e 2 moléculas de piruvato.

Quantos NADH's são gerados na respiração celular aeróbica pela queima de uma molécula de glicose?

Então vamos fazer as contas: formamos 2 NADH na glicólise, 2 na entrada do piruvato na mitocôndria e 6 NADH no ciclo de Krebs. Portanto, para cada molécula de glicose que inicia a respiração celular, temos 10 NADH entrando na cadeia respiratória.

Quantos ATP são produzidos na respiração celular?

A energia liberada pelos elétrons de NADH e do FADH2 em sua passagem pela cadeia respiratória rendem, teoricamente, 34 moléculas de ATP.

Quais são os três estágios da glicólise?

Quebrar as moléculas de glicose é uma reação de oxidação, então o oxigênio é necessário para que o processo prossiga. Os três estágios da respiração aeróbia são: a glicólise aeróbia, o ciclo de Krebs e o sistema de transporte de elétrons.

Porque a quebra da molécula de glicose é feita de maneira gradual?

Quando uma molécula de glicose é gradualmente quebrada, algumas das etapas de quebra liberam energia que é capturada diretamente como ATP. ... Quando os elétrons se movem pela cadeia de transporte de elétrons, eles vão de um nível de energia superior para um inferior e, finalmente, são passados ao oxigênio (formando água).

Qual a quantidade de ATPs produzidos pela completa oxidação de uma molécula de glicose?

A reação global do ciclo de Krebs é mostrada abaixo. Note que a oxidação completa de uma molécula de glicose a CO2 pela via glicolítica e pelo ciclo de Krebs leva à formação de duas moléculas de ATP, duas moléculas de GTP, 6 moléculas de NADH e duas moléculas de FADH2.

Qual é o saldo de adenosina?

Para cada molécula de glicose oxidada no processo de respiração celular, obtém-se um saldo energético final de cerca de 32 moléculas de ATP.

Postagens relacionadas: