Como o valor recuperável deve ser estimado pela companhia?

Índice

Como o valor recuperável deve ser estimado pela companhia?

Como o valor recuperável deve ser estimado pela companhia?

O valor recuperável de um ativo deve ser estimado para cada uma das unidades que geram caixa. Se não for possível estimar o valor recuperável de cada uma das unidades do ativo, a entidade deve determinar o valor recuperável da unidade geradora de caixa à qual o ativo pertence.

Qual o valor em uso de um ativo?

Valor em uso é o valor presente de fluxos de caixa futuros estimados, que devem resultar do uso de um ativo ou de uma unidade geradora de caixa. Então, o valor recuperável deste ativo é R$ 100.000,00.

Como avaliar o valor recuperável de um ativo?

A entidade deve avaliar, no mínimo ao fim de cada exercício social, se há alguma indicação de que um ativo possa ter sofrido desvalorização. Se houver alguma indicação, a entidade deve estimar o valor recuperável do ativo. Independentemente de existir ou não qualquer indicação de redução ao valor recuperável, uma entidade deve:

Qual o valor de mercado de um ativo?

Por sua vez, “Valor recuperável” significa o valor de mercado de um ativo menos o custo para a sua alienação, ou o valor que a entidade do setor público espera recuperar pelo uso futuro desse ativo nas suas operações, o que for maior.

Como calcular a depreciação de um ativo?

Assim, no início da vida útil de um ativo, o valor da depreciação é maior do que ao final, visto que ocorre gradualmente a redução do valor da depreciação na medida em que o bem envelhece. A taxa percentual utilizada para calcular a depreciação é constante durante os períodos.

Postagens relacionadas: