Para que serve o valor residual?
Para que serve o valor residual?
Em contabilidade, o valor residual é um termo usado para definir o valor de um ativo que sofre depreciação, ao final de sua vida útil. Por exemplo, assumindo que a vida útil de uma máquina seja de 10 anos, então seu valor residual é o valor esperado desta máquina ao ser vendida depois de passados 10 anos.
Qual a fórmula da depreciação?
O cálculo da depreciação é feito a partir de uma fórmula fixa:
- Depreciação anual = (Custo de aquisição – Valor residual) / Anos de vida útil.
- Depreciação anual x Anos de vida útil = Depreciação acumulada.
- Custo de aquisição – Depreciação acumulada = Valor de registro nos ativos.
Como calcular o valor residual?
A fórmula para o cálculo do valor residual é a seguinte: Valor Residual = Valor inicial – (Depreciação × tempo de utilização) Para saber qual a taxa de depreciação dos bens para efeitos fiscais, consultar a tabela em vigor.
Quando deve ser apurado o valor residual de um bem?
Lembrando que todo ano deve ser apurado novamente o valor residual... O valor residual de um bem é o valor estimado do ativo ao final da sua vida útil.
Qual o valor residual de um imóvel?
O valor residual de um bem é o valor estimado do ativo ao final da sua vida útil. O ICPC 10 - Interpretação Sobre a Aplicação Inicial ao Ativo Imobilizado e à Propriedade para Investimento dos Pronunciamentos Técnicos CPCs 27, 28, 37 e 43 requer que a vida útil e o valor residual do imobilizado seja revisada no mínimo a cada exercício.
Qual o valor residual do automóvel?
Valor Residual = Valor inicial – (Depreciação × tempo de utilização) Para saber qual a taxa de depreciação dos bens para efeitos fiscais, consultar a tabela em vigor. Um automóvel com um valor inicial de 30 000 euros, uma depreciação anual de 4500 euros (15%), e com 5 anos de utilização. Qual é o seu valor residual? Quando se usa o valor residual?