Como se calcula o índice de Shannon?

Índice

Como se calcula o índice de Shannon?

Como se calcula o índice de Shannon?

Índice de Shannon O índice de diversidade de Shannon (H) é calculado da seguinte maneira¹: onde pi é a proporção de espécies i, S é o número de espécies e b é a base do logaritmo.

Como calcular o índice de Margalef?

O Índice de Margalef foi proposto pelo biólogo e ecologista catalão Ramón Margalef i López e tem a seguinte expressão: I=[(n-1)]/ln N, onde I é a diversidade, n é o número de espécies presente, e N é o número total de indivíduos encontrados (pertencentes a todas as espécies).

Como interpretar o índice de Simpson?

Índice de Simpson. É um índice de dominância e reflete a probabilidade de dois indivíduos escolhidos ao acaso na comunidade pertencerem à mesma espécie. Varia de 0 a 1 e quanto mais alto for, maior a probabilidade de os indivíduos serem da mesma espécie, ou seja, maior a dominância e menor a diversidade.

Como calcular o índice de riqueza?

Uma forma de mensurar essas variáveis é por meio dos índices. Assim, uma forma de expressar a riqueza de espécies, é pelo Índice de Margalef. Este índice mensura a riqueza da comunidade baseando-se no número das espécies em função do número total de indivíduos da comunidade em questão.

Como calcular o índice de diversidade?

Uma das formas de quantificação da diversidade é através da contagem das espécies encontradas nas amostras. Dessa forma, a diversidade pode ser considerada a própria riqueza de espécies de determinada área.

Como calcular o índice de similaridade de Jaccard?

O Índice de Jaccard é uma medida da similaridade entre dois conjuntos. Por exemplo, se tivermos dois conjuntos A e B, com os seguintes elementos A = {BB; BC; DD; DI; EF} e B = {BB; BD; DD; DF; EF}, podemos calcular o Índice de Jaccard pela intersecção entre esses dois conjuntos divido pela união deles.

Como interpretar diversidade de Shannon?

Interpretação dos Índices de Diversidade de espécies obtidos em Levantamento Fitossociológico – Parte 1

  1. Índices de diversidade de Shannon-Weaver: considera igual peso entre as espécies raras e abundantes (MAGURRAN, 1988). ...
  2. Uma comunidade de espécies com maior diversidade terá uma menor dominância.

Como avaliar a riqueza de espécies?

A forma mais direta e comum de se medir diversidade é usar a riqueza de espécies, que consiste simplesmente no número de espécies que temos numa determinada comunidade ou área de interesse (Peet 1974, Wilsey et al. 2005).

Como calcular a riqueza em ecologia?

Já a riqueza, destaca o número de indivíduos de determinada espécies. Uma das formas de quantificação da diversidade é através da contagem das espécies encontradas nas amostras. Dessa forma, a diversidade pode ser considerada a própria riqueza de espécies de determinada área.

Postagens relacionadas: