Qual o valor do ICMS na conta de luz?
Qual o valor do ICMS na conta de luz?
até 50 kWh = isento; consumo entre kWh = 18% de ICMS; entre 3 kWh = 31% de ICMS; consumo superior a 450 kWh = 30% de ICMS.
Como não pagar ICMS na conta de luz?
O valor passível de restituição de ICMS na conta de luz é de 60 meses. Então na prática, o que deve ser feito é juntar as 60 últimas faturas, fazer o mesmo procedimento de cálculo e somar as diferenças entre o ICMS cobrado e o calculado excluindo TUSD e TUST da base de cálculo.
Como é calculado o ICMS na conta de luz dos brasileiros?
Entender a fatura de energia elétrica e os cálculos de consumo é um desafio aos consumidores; saiba como é calculado o ICMS com a planilha do Idec PIS, Cofins, CIP...São muitos os tributos e encargos que aparecem de forma técnica e confusa na conta de luz dos brasileiros, sem vir acompanhada de qualquer explicação.
Como aplicar a alíquota do ICMS sobre a conta de luz?
Agora devemos aplicar a alíquota do ICMS sobre o valor de cada parcela localizada na conta de luz (Transmissão, Distribuição e Encargos). Após, basta somar e aplicar a correção monetária.
Como Pegar a alíquota do ICMS?
Tudo o que você deve fazer é pegar a alíquota cobrada do ICMS, a qual varia de estado para estado, sendo de 15 % em São Paulo e 10 % no Rio de Janeiro (Confira a tabela ICMS e veja as alíquotas em outros estados), por exemplo, e dividir pelo valor total da sua conta.
Por que o ICMS não é devido?
Veja bem, tais taxas e encargos são devidos. O que não é devido é o ICMS sobre tais parcelas. Vou utilizar como exemplo uma conta de energia da CPFL, mas o mesmo raciocínio pode ser aplicado para as demais distribuidoras.