Como calcular a prescrição de dois crimes?

Índice

Como calcular a prescrição de dois crimes?

Como calcular a prescrição de dois crimes?

O mesmo artigo 109 estabelece quanto tempo é necessário transcorrer para que ocorra a prescrição. E esse tempo é calculado baseado nas penas para os crimes. Por exemplo, para um crime apenado com pena acima de 2 anos e abaixo de 4 anos, a prescrição ocorre em 8 anos.

Quais são os crimes que prescrevem?

CRIMES INAFIANÇÁVEIS

  • Racismo.
  • Tortura.
  • Crimes hediondos.
  • Tráfico de drogas.
  • Terrorismo.
  • Ação de grupos armados - civis ou militares - contra a ordem constitucional e o estado democrático.

Qual o prazo de prescrição do processo criminoso?

O artigo 109, portanto, apresenta os prazos prescricionais que, uma vez transcorridos no curso do processo, ou a partir da data do fato criminoso, “poderão” levar à prescrição. Caso, como trazido acima, na data do fato o agente ser menor de 21 anos ou na data da sentença maior de 70, o prazo será contado pela metade (art. 115).

Como calcular o prazo de prescrição?

PASSO 3) Observar o prazo de acordo com o ART. 109, CP ( TABELA); PASSO 4) Calcular a idade do autor e, se for o caso, reduzir o prazo pela metade; Se há época do crime o sujeito era menor de 21 anos OU se quando da sentença o seu jeito foi maior de 70 anos, a prescrição é contada pela metade.

Quais são os crimes imprescritíveis no ordenamento jurídico brasileiro?

Antes de adentrar nas hipóteses de prescrição e formas de compreendê-la, é importante lembrar que há crimes imprescritíveis no ordenamento jurídico brasileiro. Até o presente momento, são eles os crimes de racismo, ação de grupos armados contra a ordem constitucional e o Estado Democrático (arts. 5º, XLII e XLIV).

Qual a pena máxima a qual pode ser submetido por ter cometido aquele crime?

Logo, o criminoso sabe que a pena máxima a qual pode ser submetido por ter cometido aquele crime: 3 anos.

Postagens relacionadas: