Como se faz o cálculo do ponto de equilíbrio?
Como se faz o cálculo do ponto de equilíbrio?
Para chegar à fórmula ponto de equilíbrio, basta dividir os custos fixos pela margem de contribuição e então multiplicar por 100 para achar a porcentagem.
Como aumentar o ponto de equilíbrio financeiro?
Exemplo: a empresa atingiu 150% do Ponto de Equilíbrio financeiro, logo é possível aumentar a Margem de Contribuição mínima para comercialização.
Como calcular o ponto de equilíbrio?
Sendo assim, caso haja faturamento menor que o previsto, o resultado será um prejuízo financeiro, enquanto um maior faturamento resultará em lucro para a empresa. Este Ponto de Equilíbrio é calculado através da subtração dos Gastos Fixos pelos Gastos não Desembolsáveis, multiplicado pela Margem de Contribuição.
Como trabalhar com o ponto de equilíbrio econômico?
Abordamos no blog o Ponto de Equilíbrio Econômico e agora vamos trabalhar exclusivamente com o Ponto de Equilíbrio Financeiro (PEF). Ambos têm a função de apresentar o momento do lucro, mas o PEF tem a particularidade de retirar do cálculo receitas e despesas contabilizadas que não representam um desembolso ou entrada no caixa.
Qual é o ponto de equilíbrio contábil?
Vale ressaltar que o ponto de equilíbrio não é a meta de nenhuma empresa, e sim uma referência – o objetivo é ter lucro. Se o ponto de equilíbrio for ultrapassado em R$ 1 real, já quer dizer que a empresa está lucrando. O ponto de equilíbrio contábil é o mais utilizado e mais simples.