O que determina o preço da gasolina?

Índice

O que determina o preço da gasolina?

O que determina o preço da gasolina?

De acordo com dados fornecidos pela Petrobras, o preço da gasolina é composto por: 31% de custos operacionais para a produção, 10% de impostos da União (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico – Cide, Programa de Integração Social – PIS/Contribuição para Financiamento da Seguridade Social – Cofins), 28% de ...

Quem é o responsável pelo preço da gasolina?

Os preços são livres nos postos e somos apenas um dos agentes na produção e na comercialização da gasolina no Brasil. O valor do combustível nas nossas refinarias e terminais é muito inferior ao pago pelo consumidor final. Somente uma parte do preço é da Petrobras.

Como calcular o preço do etanol na gasolina?

Faça agora o cálculo da relação do preço etanol/gasolina na bomba: divida o valor do etanol pelo do da gasolina (exemplo: se o litro do etanol custou R$ 2,74 e o da gasolina R$ 4,64, a relação, então, é de 0,59 ou 59%). A relação de preço acima (59%) dá uma enorme economia ao consumidor que optar por abastecer seu veículo com etanol.

Quantos litros de gasolina você gasta ao fazer uma viagem?

Afinal, 1 litro de gasolina faz quantos quilômetros no seu carro ou moto? Você precisa saber a resposta. Quando se tem ciência desse número, é possível prever quantos litros serão gastos ao fazer uma viagem, por exemplo. Também dá para se prevenir ao descobrir quantos litros você gasta ao fazer o percurso de casa para o trabalho e vice-versa.

Qual a gasolina vendida nos postos de gasolina?

Para ele, nem mesmo as medições do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, feitas pelo Inmetro, refletem a realidade. “Os testes feitos pelo Inmetro tem como base a gasolina com uma mistura de 22% de álcool anidro. Hoje, a gasolina vendida nos postos tem 27%.

Como calcular o consumo de combustível?

O cálculo de consumo de combustível é fundamental. Calculando o consumo de combustível, conseguimos saber qual é a forma mais econômica para a nossa locomoção no dia a dia e em uma viagem. O resultado nos permite fazer uma comparação se é mais vantajoso ir de carro ou usar um ônibus, um metrô ou um trem para o nosso deslocamento.

Postagens relacionadas: