Como calcular aluguel pelo INPC?
Como calcular aluguel pelo INPC?
O cálculo é feito com a multiplicação do valor atual do aluguel pelo índice acumulado no período de um ano. O IGP-M de setembro de 2020 está acumulado em 13,02%. Para um aluguel de R$2.000,00, cujo aniversário tenha sido em setembro de 2020, o cálculo é realizado da seguinte maneira: 2.000 x 1,1302.
Como se faz o cálculo do valor do aumento do aluguel?
Para saber como calcular o IGP-M sobre um contrato de aluguel reajustado anualmente, você poderá utilizar a seguinte fórmula: VALOR ATUALIZADO = VALOR ATUAL x FATOR (IGP-M ANUAL + 1)
Qual é o índice de reajuste de aluguel?
Esses três índices compõem a base para o Cálculo de Reajuste de Aluguel. Porém, o índice que é mais utilizado para determinar os valores de reajuste em variados contratos de aluguel é o IGPM, da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O IGPM é o índice que analisa o IPA, o Índice de Preços para o Atacado, que tem peso de 60% em seu cálculo.
Como preencher o cálculo de reajuste de aluguel?
Logo preencha os dados específicos do aluguel no site: o mês e o ano do início do contrato de aluguel e o valor do aluguel atual que deverá ser ajustado. Dessa forma, você já tem em mãos o cálculo de reajuste de aluguel e deve levá-lo até o seu inquilino.
Como o reajuste de aluguel foi positivo?
Portanto, o reajuste de aluguel foi positivo, ou melhor, teve um aumento, ao contrário do que aconteceu em março, por exemplo que teve uma queda no valor dos alugueis.
Qual o índice de preços do aluguel?
Ele é popularmente conhecido como a “ inflação do aluguel ” e é baseado em três outros indicadores para ser calculado: IPA-M: Índice de Preços do Atacado-Mercado – Quem tem um peso de 60% no seu cálculo. IPC-M: Índice de Preços do Consumidor-Mercado – Com peso de 30% no cálculo.