Como calcular a soma de todos os termos de uma PG?

Índice

Como calcular a soma de todos os termos de uma PG?

Como calcular a soma de todos os termos de uma PG?

Progressão geométrica finita é uma PG que tem um número determinado de elementos. Por exemplo, a seqüência (3,6,12,24,48) é uma PG de razão igual a q = 2. A soma dos temos dessa PG será 3 + 6 + 12 + 24 + 48 = 93.

Como calcular o valor x de uma PG?

Calcule o valor para x = 1 + 1⁄3 + 1⁄9 + … O valor de x é a soma dos infinitos termos da PG: ( 1 + 1⁄3 + 1⁄9 + …) Também é possível fazer o produto dos n termos de uma PG, para isso a seguinte fórmula pode ser usada: a1: é o primeiro termo. Cada termo de uma PG, a partir do segundo, é a média geométrica entre o sucessor e antecessor.

Qual é o produto dos termos da PG?

Nessa fórmula, P n é o produto dos termos da PG, a 1 é o primeiro termo e está elevado a n na fórmula. Além disso, q é a razão da PG e n é o número de termos que serão multiplicados. Como o número de termos a ser multiplicado é finito, então essa fórmula só é válida para os n primeiros termos da PG ou para progressões geométricas finitas.

Qual é o termo geral de uma PG?

O termo geral de uma progressão geométrica (PG) é uma fórmula usada para descobrir um termo qualquer de uma PG. Para isso, é necessário conhecer o primeiro termo, a razão da progressão e a posição do termo a ser encontrado nela.

Qual a função de uma PG?

Uma PG é uma sequência numérica onde cada termo é o resultado do produto entre seu antecessor e uma constante, conhecida como razão. Essa característica apenas não é observada no primeiro termo, pois ele não possui antecessor. Veja a seguir um exemplo de PG de razão 2 e primeiro termo 3:

Postagens relacionadas: