Como calcular taxa de juros efetiva na HP?
Índice
- Como calcular taxa de juros efetiva na HP?
- Como calcular a taxa efetiva e nominal?
- Como calcular taxa anual nominal?
- Como transformar taxa nominal para taxa efetiva?
- Quais são as teclas da calculadora HP 12C?
- Qual a diferença entre a taxa efetiva e a taxa informada?
- Como calcular a taxa efetiva de empréstimos e investimentos?
- Como calcular a taxa de juros efetiva?
Como calcular taxa de juros efetiva na HP?
Na hp 12c realize o seguinte procedimento:
- digite 35000, que é o valor financiado, e tecle em PV.
- Digite 24 e tecle em n.
- digite 1890,00 e tecle em CHS para trocar o sinal e em seguida tecle em PMT para inserir a prestação.
- Por fim tecle em i para calcular a taxa efetiva. Teremos então uma taxa efetiva de 2,19% ao mês.
Como calcular a taxa efetiva e nominal?
Para aplicar a fórmula da taxa efetiva de juros, você terá que igualar o período ao tempo de capitalização na taxa nominal. Nesse caso, o cálculo é bastante simples: se você tiver uma taxa nominal de 24% ao ano e capitalização mensal, basta transformá-la em uma taxa efetiva de 2% ao mês, alterando apenas o período.
Como calcular taxa anual nominal?
O cálculo da taxa nominal de juros será feita da seguinte forma: juros pagos / valor nominal do empréstimo. Portanto, a taxa nominal de juros de um empréstimo de R$ 5 000,00 que teve como quitação o valor de R$ 7 000, teve uma taxa nominal de juros de 40%.
Como transformar taxa nominal para taxa efetiva?
Para transformar a taxa nominal em taxa efetiva precisamos dividir ela pelo número de períodos de capitalização. Para uma taxa de 36 % ao ano com capitalização mensal, por exemplo. Teremos que dividir por 12, poi em um ano temos 12 meses, dessa forma encontramos a taxa efetiva mensal.
Quais são as teclas da calculadora HP 12C?
Pois bem, vamos agora identificar na calculadora as teclas: CHS= troca de sinal – precisamos desta tecla para trocar o sinal do investimento para negativo pois por padrão na calculadora hp 12c os sinais do PV o do FV devem ser contrários.
Qual a diferença entre a taxa efetiva e a taxa informada?
Experimente igualar os períodos acima e observe que a taxa resultante fica igual à taxa informada. Por exemplo, vemos abaixo que uma taxa efetiva de 2% ao mês é "equivalente" a uma taxa efetiva de 26,82% ao ano, pois produzem o mesmo valor futuro em um período de 18 meses:
Como calcular a taxa efetiva de empréstimos e investimentos?
Para calcular a taxa efetiva de juros de empréstimos e investimentos, você precisa partir da taxa nominal, ou declarada, que é apresentada em contrato. Normalmente, esse é o valor percentual divulgado pelos credores como taxa de juros da operação, para tornar sua oferta mais atrativa.
Como calcular a taxa de juros efetiva?
Logo, se você utilizar a taxa nominal como referência de cálculo, o valor a ser pago ou recebido ao final do contrato será bem diferente do efetivo. Por isso, é importante considerar o efeito dos juros compostos para calcular a taxa de juros efetiva a partir da taxa nominal.