Como calcular uma laje Macica?

Índice

Como calcular uma laje Macica?

Como calcular uma laje Macica?

Peso próprio

  1. A fim de calcularmos o peso próprio, basta multiplicar a espessura da laje pelo peso específico do concreto armado, que de acordo com a ABNT/NBR: 6120 (2019) vale 25 k N / m 2 \mathrm{25 \; kN/m^2} 25kN/m2.
  2. g 1 = h ⋅ γ c \mathrm{g_1 = h \cdot \gamma_c} g1=h⋅γc.

Vão máximo de laje maciça?

A proporção usual (em condições normais de carregamento) para definir o tamanho máximo do balanço é de 1/3 do vão. Assim sendo, uma laje com vão de 6m terá como balanço máximo 2m.

Quais carregamentos consideramos Ao dimensionar uma laje?

Carregamentos. Os três carregamentos que, nesse exemplo, estão atuando na marquise são: peso próprio da laje, carregamento acidental (sobrecarga de utilização) e revestimento.

Como fazer pré dimensionamento de pilares?

Para dimensionar os pilares multiplicamos a área de influência dos pilares pela carga distribuída sobre aquele pavimento. Após obtermos os valores da área de influência devemos somar as cargas da edificação até chegar ao térreo, com isso encontramos a carga acumulada sobre o pilar ao nível do solo.

Qual espessura ideal para laje maciça?

Espessura mínima da laje maciça e) 12 cm para lajes que suportem veículos de peso total maior que 30 kN; f) 15 cm para lajes com protensão apoiadas em vigas, l/42 para lajes de piso biapoiadas e l/50 para lajes de piso contínuas; g) 16 cm para lajes lisas e 14 cm para lajes-cogumelo.

Qual a espessura máxima de uma laje?

de 12 a 30 cm A laje é transformada em um piso de concreto armado sólido e monolítico utilizando concreto aplicado no local da construção. A espessura final da laje é de 12 a 30 cm dependendo da dimensão do vão e da exigência de carga.

Qual deve ser a espessura de uma laje?

de 12 a 30 cm A laje é transformada em um piso de concreto armado sólido e monolítico utilizando concreto aplicado no local da construção. A espessura final da laje é de 12 a 30 cm dependendo da dimensão do vão e da exigência de carga.

Como calcular o volume da Laje maciça?

1 – Calculando o volume de concreto para uma laje maciça Antes de qualquer coisa, é preciso fazer o cálculo de volume de concreto da laje. Para isso, você pode usar uma fórmula de volume para objetos prismáticos, que é V = A x E, sendo V = Volume, A = Área da laje e E = Espessura da laje em m³.

Qual o dimensionamento da Laje maciça?

Pré-dimensionamento da laje Critério utilizado: Verificação do estado limite de deformação sem cálculo directo ≤λ d l ; λ=λ0×KT×Kl×Kσs λ = 32 × 1 × 1 × 1.25 = 40 →≥ = 40 5 d0.125 m com λ0= 32 (caso 2 do quadro 4.14 do EC2 para todas as lajes) KT=1 (laje maciça)

Como são executadas as lajes maciças?

Quanto ao processo executivo, as lajes maciças são executadas em basicamente 5 etapas: 1ª Etapa: Alocação das formas e escoramento – as formas podem ser constituídas de madeiras, tábuas, chapas compensadas ou chapas de aço e vão servir como base até que o concreto atinja a resistência especificada.

Quais são os valores de lajes maciças?

Só para exemplificar, a tabela abaixo apresenta os valores para obras residências, de acordo com o cômodo da laje. As lajes maciças podem ser ainda divididas em duas situações: lajes armadas em duas direções. Primeiramente, as lajes são consideradas armadas em uma direção quando uma das direções possui pelos menos o dobro da outra.

Postagens relacionadas: