Como calcular a área de iluminação de um ambiente?

Índice

Como calcular a área de iluminação de um ambiente?

Como calcular a área de iluminação de um ambiente?

Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.

Como calcular a área de ventilação?

O cálculo da área de ventilação é uma tarefa bastante complexa, de modo que existem capítulos de livros completos sobre o assunto. Afinal, é preciso levar em consideração a área do cômodo, a altura do pé direito, a presença de prédios no entorno, a incidência de raios solares sobre o telhado, o uso do espaço, entre outros.

Qual o valor da área mínima de ventilação?

Mas se pararmos um minuto para raciocinar sobre esses valores, veremos que o valor da área mínima de ventilação é exatamente metade do valor da iluminação. Isso porque uma janela com duas folhas de correr terá sempre uma folha aberta e outra fechada e esta é a base para o cálculo.

Qual o dimensionamento correto da área de ventilação?

O dimensionamento correto da área de ventilação é um dos fatores mais importantes para o sucesso de um projeto. Afinal, ele determina o conforto térmico que os usuários terão dentro de uma construção e a qualidade do ar. Além disso, as pessoas têm procurado cada vez mais estratégias de iluminação e de ventilação natural.

Qual o coeficiente de ventilação?

Para a ventilação o coeficiente será de 0,5 em relação à iluminação, então teremos o seguinte quadro: VENT. AREA EXIGIDA VENT. AREA PROJETADA Lembre-se de que os valores projetados jamais podem ser inferiores aos valores exigidos.

Postagens relacionadas: