Como calibrar uma pipeta automática?

Índice

Como calibrar uma pipeta automática?

Como calibrar uma pipeta automática?

Para fazer a calibração, basta colocar água destilada em um frasco de Erlenmeyer, deixando descansar por alguns minutos e medindo a temperatura da água em seguida. Depois, coloque uma proveta na balança analítica para medição, com uma previsão de erro de um décimo de miligrama.

Quando calibrar uma pipeta automática?

Antes de calibrar, deve-se observar o tempo de escoamento livre da pipeta, que não deve ultrapassar um minuto. As pipetas devem estar limpas, para que tenham sido removidas quaisquer impurezas que possam prejudicar os resultados dos experimentos.

Quais os tipos de pipetas automáticas?

Tipos de pipetas

  1. Pipeta pasteur. São bastante comuns em laboratórios. ...
  2. Pipeta volumétrica. São muito utilizadas quando é necessária uma quantidade muito precisa de líquidos.
  3. Pipeta graduada. ...
  4. Micropipeta monocanal. ...
  5. Micropipeta multicanal. ...
  6. Micropipeta digital.

O que é calibração de pipeta?

A calibração da pipeta volumétrica é feita pela pesagem da quantidade de água que dela é escoada. Mede-se a temperatura da água utilizada na calibração e verifica-se o valor de sua densidade nesta temperatura (Tabela 2).

Como regular uma pipeta?

Para isso, pegue a pipeta com uma das mãos e gire o botão de ajuste com a outra mão até chegar ao volume desejado. Existe um anel no meio do botão que bloqueia o volume. Para o ajuste fino do volume é necessário girar o botão 1/3 acima do volume desejado e voltar lentamente para a configuração exata.

Como limpar pipeta automática?

A limpeza da pipeta começa com essas três etapas simples:

  1. Inspecione o pistão: Procure cortes e corrosão.
  2. Use um cotonete de haste longa: umedeça com um agente de limpeza.
  3. Examine o interior do eixo: Procure obstruções.

Como saber se a pipeta está calibrada?

Uma pipeta está calibrada quando o volume esperado com o volume real entregue por uma pipeta são determinados juntamente com a incerteza de medição associada por uma instituição credenciada.

Quais os cuidados que devem ser tomados ao manusear uma pipeta automática?

Nunca mover a pipeta da posição vertical quando estiver com líquido na ponteira. Manter a pipeta na posição vertical e efetuar a aspiração do líquido lentamente, dando uma pausa de uma fração de segundos após a aspiração. É recomendado que se faça um ambiente na ponteira com o líquido a ser pipetado.

Quais os tipos de pipetas graduadas?

Há dois tipos: – Pipeta graduada de escoamento parcial: calibrada entre duas marcas, apresenta no topo duas linhas coloridas; – Pipeta graduada de escoamento total (sorológica): esta é graduada até a extremidade inferior e apresenta no topo uma linha colorida. são descartáveis, criada pelo médico francês Louis Pasteur.

O que são pipetas eletrônicas?

As pipetas são equipamentos para laboratório cuja função é transportar quantidades precisas de amostras. Existem vários tipos de pipetas: as pipetas volumétricas, pipetas graduadas, pipetas elétricas, entre outras. Além de eletrônica, esta micropipeta é automática de fácil aspiração e dispensação. ...

¿Cómo calibrar una pipeta?

Reúne los materiales necesarios. Para verificar la calibración de una pipeta, vas a necesitar la propia pipeta, puntas de pipeta, agua destilada, un vaso de precipitados, un termómetro, una balanza y bandejas de pesaje. La balanza debe especificar los microgramos para calibrar micropipetas con un máximo de 1 microlitro.

¿Qué son las pipetas automáticas?

Pipetas automáticas: También conocidas como micropipetas, debido a que manejan volúmenes más pequeños que las pipetas estándar. Existen capacidades desde pocos microlitros hasta 1 ml o 2 ml según el fabricante.

¿Cuál es la precisión de la pipeta?

Para calcular este detalle, puedes utilizar la ecuación A = 100 x V prom /V 0, donde A es la precisión de la pipeta, V prom es el volumen promedio calculado y V 0 es el valor que configura la pipeta para dispensar. La precisión debe oscilar entre %.

¿Cuál es el método de calibración para micropipetas?

Existen dos métodos de calibración para micropipetas: vía gravimétrica y vía fotométrica, siendo el primero el más utilizado. Las condiciones de calibrado están recogidas en la norma ISO 9000.

Postagens relacionadas: