Como calibrar a pipeta volumétrica?
Índice
- Como calibrar a pipeta volumétrica?
- Como usar uma pipeta volumétrica?
- Como aferir uma pipeta?
- Por que aferir o volume de uma vidraria volumétrica?
- Quando se deve usar uma pipeta volumétrica?
- Como se deve usar uma pipeta?
- Quando deve-se calibrar a pipeta?
- Qual a capacidade de uma pipeta volumétrica?
- Como calcular o tempo de escoamento das pipetas volumétricas?
- Qual a calibração de aparelhos volumétricos?
Como calibrar a pipeta volumétrica?
Para fazer a calibração, basta colocar água destilada em um frasco de Erlenmeyer, deixando descansar por alguns minutos e medindo a temperatura da água em seguida. Depois, coloque uma proveta na balança analítica para medição, com uma previsão de erro de um décimo de miligrama.
Como usar uma pipeta volumétrica?
Mantenha a pipeta levemente inclinada (o mais próximo possível da vertical), encoste a parte inferior da pipeta na parede do recipiente e deixa o líquido escoar até que pare. Traga a pipeta agora para a posição vertical e aguarde mais alguns segundos até que o líquido escoe totalmente.
Como aferir uma pipeta?
Primeiramente se toma nota da temperatura ambiente, no caso 25ºC; Após, pesa-se um pesa-filtro e se toma nota da sua massa, por exemplo, 11,142g; Finalmente, completa-se a pipeta com água até os seus supostos 25 ml e transfere-se o volume para o pesa-filtro, que tem sua massa medida novamente, pesando então, 36, 047g.
Por que aferir o volume de uma vidraria volumétrica?
A vidraria volumétrica deve ser calibrada como forma de garantir maior precisão nos volumes contidos ou transferidos. O erro devido ao uso de um valor de volume inexato altera o resultado da análise química e deve ser levado em consideração e, se possível, determinado e corrigido.
Quando se deve usar uma pipeta volumétrica?
A pipeta volumétrica é utilizada na medição de um volume exacto da solução concentrada ou do líquido e sua transferência para um balão volumétrico, onde será acrescentado solvente até a linha inferior do menisco da solução coincidir com a linha marcada no gargalo do balão volumétrico.
Como se deve usar uma pipeta?
Para utilizá-la, é necessário acoplar a pêra de sucção na extremidade superior da pipeta: esvazie a pêra, apertando tanto a válvula A quanto seu corpo. Para o líquido subir pela pipeta, aperte a válvula S. Para liberá-lo, aperte a válvula E, localizada na lateral, que permite descartar o líquido.
Quando deve-se calibrar a pipeta?
Deve-se aferir o equipamento, também, para preservação da precisão da quantidade de líquido a ser transportado. Antes de calibrar, deve-se observar o tempo de escoamento livre da pipeta, que não deve ultrapassar um minuto.
Qual a capacidade de uma pipeta volumétrica?
Por exemplo, se for usada uma pipeta volumétrica que indica escrita no vidro com capacidade para 20 ml e com uma única capacidade acima da protuberância, significa que até essa marca a pipeta deve ser preenchida para que, uma vez completamente esvaziada na recipiente a ser transferido, o volume transferido é exatamente de 20 ml.
Como calcular o tempo de escoamento das pipetas volumétricas?
Calibrar o tempo de escoamento e a capacidade das pipetas volumétricas (10,00 mL e 25,00 mL) Introdução: Em análise química quantitativa, a pipeta volumétrica é um instrumento muito utilizado e nestas análises os volumes devem ser precisos.
Qual a calibração de aparelhos volumétricos?
Calibração de aparelhos volumétricos Objetivo: Calibrar o tempo de escoamento e a capacidade das pipetas volumétricas (10,00 mL e 25,00 mL) Introdução Calibração de aparelhos volumétricos Objetivo: