Como calçar luvas estéreis passo a passo?
Índice
- Como calçar luvas estéreis passo a passo?
- Quando devemos calçar as luvas estéreis?
- Como retirar a luva de procedimento?
- O que é luvas não estéreis?
- Em quais situações as luvas de procedimento devem ser utilizadas?
- Como colocar e descartar as luvas?
- Como retirar luvas contaminadas PT?
- Como descartar as luvas?
- Por que não usar luvas?
- Por que as luvas estão dispostas corretamente a sua frente?
- Como abrir a embalagem de luvas?
Como calçar luvas estéreis passo a passo?
Calçar a luva com a palma da mão voltada para cima e os dedos unidos, mantendo a distância do campo estéril, do próprio corpo e de qualquer fonte de contaminação (figura 4). Colocar os dedos da mão enluvada (exceto o polegar) na parte interna da dobra do punho da segunda luva, expondo sua abertura (figura 4 e 5).
Quando devemos calçar as luvas estéreis?
Usar luvas somente quando indicado; Utilizá-las antes de entrar em contato com sangue, líquidos corporais, membrana mucosa, pele não intacta e outros materiais potencialmente infectantes; Trocar de luvas e lavar as mãos, sempre que entrar em contato com outro paciente; Trocar de luvas durante o contato com o ...
Como retirar a luva de procedimento?
Com as pontas dos dedos, pegue uma das luvas (sem encostar na região da palma) pela abertura e vista-a até o fim, utilizado a mão descoberta para auxiliar no processo. Repita com o outro par. Coloque as luvas encostando somente na base, evitando a contaminação da palma da mão.
O que é luvas não estéreis?
Luva para Procedimentos Não Cirúrgicos (luva não estéril): produto feito de borracha natural, de borracha sintética, de misturas de borracha natural e sintética, e de policloreto de vinila, de uso único, para utilização em procedimentos não cirúrgicos para assistência à saúde.
Em quais situações as luvas de procedimento devem ser utilizadas?
As luvas devem, portanto, ser utilizadas durante todas as atividades de atendimento ao paciente que podem envolver a exposição a san- gue e outros fluidos corporais (inclusive o contato com membranas mucosas e pele não intacta), durante as precauções de contato e si- tuações de surto.
Como colocar e descartar as luvas?
Segure na parte externa e evite entrar em contato com sua pele. Depois disso, com a mão dominante já sem luva, insira um dedo na parte interna da outra luva e retire-a por completo, evitando tocar na parte externa da luva, conforme imagem acima.
Como retirar luvas contaminadas PT?
(iii) Com a mão sem luva, pegue a luva removida pela parte interna (parte limpa, luva estará do avesso) e use a própria luva para remover a outra luva; (iv) Descarte as luvas em lixo infectante; (v) Higienize muito bem as mãos com água e sabão ou álcool gel imediatamente após o procedimento.
Como descartar as luvas?
Após calçar as luvas, realize os cuidados com o paciente, sempre tendo em vista os cuidados necessários para não contaminar. 1º passo: para descartar as luvas, puxe com os dedos, a partir do punho. Faça o procedimento com a mão dominante primeiro, de forma a envolver as duas luvas em apenas uma.
Por que não usar luvas?
A necessidade ou não de se usar luvas depende de vários fatores, como riscos de contaminação tanto por parte do paciente quanto por parte do profissional, exposição a fluidos possivelmente contaminados, entre outras situações.
Por que as luvas estão dispostas corretamente a sua frente?
As luvas estão dispostas corretamente a sua frente, onde: a luva da mão direita está a sua direita, e a luva da mão esquerda, está a sua esquerda. Isso na maioria dos fabricantes. A maioria das luvas não tem lado anatômico, mas ficam dispostas nesse sentido, devido a dobra existente do polegar.
Como abrir a embalagem de luvas?
Abra o pacote de luvas sobre uma superfície limpa, à altura confortável para sua manipulação. Observe que existem abas nas dobras internas da embalagem das luvas. Elas existem para facilitar a abertura do papel, sem que ocorra o risco de tocar nas luvas e contaminá-las.