É possível recuperar o registro cancelado?

Índice

É possível recuperar o registro cancelado?

É possível recuperar o registro cancelado?

Nos casos em que houve a interrupção de um certo título, mas o registro continuou ativo, o profissional também pode requerer a reativação deste título para que volte a constar em sua carteira profissional ou certidão de registro. A reativação de registro é feita sempre no Crea de origem.

Quais os casos em que o profissional pode ter seu registro cancelado?

deixar de efetuar o pagamento da anuidade, a que estiver sujeito, durante 2 (dois) anos consecutivos sem prejuízo da obrigatoriedade do pagamento da dívida; por má conduta pública, escândalos praticados pelo profissional ou sua condenação definitiva por crime considerado infamante; e. por falecimento.

Quando pode ser cancelado o registro do CREA?

Nota: Além dessas situações, o cancelamento do registro pode ser realizado também por iniciativa do Crea, quando não há pagamento das anuidade durante 2 (dois) exercícios consecutivos, conforme preceitua a Lei 5.194/1966. Uma vez interrompido, o registro poderá ser reativado a qualquer momento.

Como é concedido o cancelamento de registro?

O cancelamento de registro é concedido ao profissional de administração que tiver encerrado suas atividades profissionais no campo de atuação da Administração e não pretender exercer novamente a profissão. Ele ficará impedido de exercer qualquer atividade profissional na área do Administrador.

Como faço para cancelar a anuidade do CREA?

Tirei o CREA em São Paulo e após 2 anos, fui trabalhar no Japão. Achei que a anuidade por si só, quando não paga, cancelaria o registro, porém ficou cobrando da mesma forma, inclusive com juros. Quando voltei ao Brasil, recebi uma carta informando o atraso das anuidades e a multa. Fiz acordo, parcelei a dívida e cancelei o CREA.

Como faço para suspender o registro?

Antes de suspender o registro é bom verificar se o que faz realmente não é exercício da profissão. Passei por isso há alguns anos. Tirei o CREA em São Paulo e após 2 anos, fui trabalhar no Japão. Achei que a anuidade por si só, quando não paga, cancelaria o registro, porém ficou cobrando da mesma forma, inclusive com juros.

Postagens relacionadas: