O que é Erê no candomblé?

Índice

O que é Erê no candomblé?

O que é Erê no candomblé?

O Erê é o intermediário entre o iniciado e o Orixá. Durante o ritual de iniciação, o Erê é de suma importância, pois é o Erê que muitas das vezes trará as várias mensagens do Orixá do recém-iniciado.

O que quer dizer Ibejis?

Ibeji são divindades gêmeas, sendo costumeiramente sincretizadas aos santos gêmeos católicos Cosme e Damião. Por serem gêmeos, são associados ao princípio da dualidade; por serem crianças, são ligados a tudo que se inicia e brota: a nascente de um rio, o nascimento dos seres humanos, o germinar das plantas etc.

Como saber qual é o meu orixá?

Caso você queira saber realmente qual é o seu Orixá, é preciso conversar com um Pai ou Mãe de Santo. Através do jogo de Búzios eles irão encontrar o seu Orixá de cabeça. Procure um terreiro de sua confiança, participe da comunidade e desenvolva seu caminho espiritual.

Como pedir ajuda para os Erês?

Doces crianças, oh Erês, representantes de Cosme e Damião, Que vossa santa proteção me sirva de consolo e apoio nas horas difíceis. Aceitem minha humilde oferenda que é feita com verdade e fé e interceda por mim junto ao Pai de Amor Supremo. Agradeço às Crianças!

Como os Erês ajudam?

No Candomblé, os Erês auxiliam os iniciados sendo os portadores das mensagens dos Orixás aos seus filhos. Esses seres de Luz trazem a energia de renovação, enchem as almas de esperança e empolgação por tudo que é novo, pois eles sabem que são nas incertezas que se pode encontrar as melhores respostas.

Como você pode chamar a atenção da outra pessoa?

Você pode fazer várias coisas para chamar a atenção da outra pessoa e demonstrar interesse se estiver com medo de abordá-la. Faça contato visual e sorria. Olhar nos olhos de alguém e sorrir demonstra cordialidade e receptividade, mas tome cuidado para não exagerar. Pare imediatamente se sua paixão não retribuir o gesto na primeira vez.

Como chamar alguém com a sua mente?

Para chamar alguém com a sua mente, é preciso transformar seu chamado em energia e enviá-lo através de sua conexão espiritual com a outra pessoa. Quando quiser entrar em estado meditativo, é interessante usar aromas como limão, e outras essências cítricas, para focar a mente e permitir clareza de energia.

Qual é o significado dos Erês?

Os Erês fazem parte da linha de Oxumaré, a cobra arco-íris que representa a fortuna e a riqueza. Desse modo, o Orixá simboliza o equilíbrio do movimento da Terra e o caminho para a felicidade plena. Sendo assim, tanto Erê quanto Oxumaré trabalham em direção à renovação para atingir um objetivo.

Qual a origem da palavra Erê?

A palavra Erê vem do yorubá, iré, que significa “brincadeira, divertimento”. Daí a expressão siré que significa “fazer brincadeiras”. O Erê (não confundir com criança que em yorubá é omodé) aparece instantaneamente logo após o transe do orixá, ou seja, o Erê é o intermediário entre o iniciado e o orixá.

Postagens relacionadas: