Como referenciar Carta de Atenas?

Índice

Como referenciar Carta de Atenas?

Como referenciar Carta de Atenas?

Carta de Atenas. Tradução de Rebeca Scherer. São Paulo: HUCITEC/edusp, s/d. LE CORBUSIER.

Quais os princípios gerais estabelecidos na Carta de Atenas de 1931?

42 A Carta de Atenas, de 1931, recomenda, no item Doutrina: Princípios Gerais, que “(...) se mantenha uma utilização dos monumentos, que assegure a continuidade de sua vida, destinando-os sempre a finalidades que o seu caráter histórico ou artístico”.

São parte fundamental da Carta de Atenas?

Considera-se que a Carta de Atenas assentava em quatro funções básicas na cidade: habitação, trabalho, diversão e circulação. ...

Qual cidade brasileira foi projetada segundo os preceitos da Carta de Atenas?

Tais preceitos influenciaram o desenvolvimento das cidades européias após a Segunda Guerra Mundial e, no Brasil, a criação do Plano Piloto de Brasília por Lúcio Costa. Este é considerado como o mais avançado experimento urbano no mundo que tenha aplicado integralmente todos os princípios da Carta.

O que significou a Carta de Atenas para arquitetura mundial?

A Carta de Atenas trata ainda do patrimônio histórico das cidades, decretando que os valores arquitetônicos devem ser mantidos, respeitando-se a personalidade e o passado próprios da cidade. ... A Carta de Atenas consolida-se então como um documento sobre teoria e metodologia de planejamento.

Como surgiram as cartas patrimoniais?

A primeira Carta Patrimonial foi elaborada em 1931 pela hoje denominada Organização das Nações Unidas - ONU. A Carta de Atenas recomenda normas e condutas para a conservação das edificações, garantindo seus atributos históricos e culturais, além de sua preservação e a manutenção das suas características originais.

Qual foi a primeira carta patrimonial?

CARTAS DE ATENAS – 19 A primeira, contou com o Escritório Internacional dos Museus Sociedade das Nações trazendo para discussão questões das principais preocupações da época, que envolviam a legislação, as técnicas e os princípios de conservação dos bens históricos e artísticos.

Quando for impossível a conservação de ruínas descobertas durante uma escavação é aconselhável sepultá las de novo depois de haver sido feito um estudo minucioso não é preciso dizer que a técnica e a conservação de uma escavação impõem a colaboração estreita entre arquiteto e arqueólogo Quanto aos outros monumentos os técnicos unanimemente?

Quando for impossível a conservação de ruínas descobertas durante uma escavação, é aconselhável sepultá-las de novo depois de haver sido feito um estudo minucioso. Não é preciso dizer que a técnica e a conservação de uma escavação impõem a colaboração estreita do arqueólogo e do arquiteto.

Qual o objetivo da Carta de Atenas?

A Carta de Atenas (1), como é chamado este documento, trata as cidades sob o ponto de vista de arquitetos, que reunidos, buscam responder aos problemas urbanísticos causados pelo rápido crescimento das cidades.

Qual a diferença entre a Carta de Atenas de 1931 e a Carta de Atenas de 1933?

A Carta de 1931 foi criada por profissionais da restauração com o intuito de estabelecer uma orientação. Já a Carta de 1933 trata-se das resoluções de um congresso reunido para debater e impulsionar os novos rumos para a cidade moderna.

Postagens relacionadas: