Pode cobrar IPTU de área rural?
Índice
- Pode cobrar IPTU de área rural?
- Qual é o critério que prevalece para a cobrança do IPTU e do ITR localização ou destinação?
- Quem tem competência para cobrar o ITR?
- Qual o órgão responsável pelo ITR?
- Quem fica com o ITR?
- O que é necessário para transformar uma área rural em urbana?
- O que é IPTU rural?
- É possível o pagamento de ITR por imóvel localizado na zona urbana de um município?
- Quando um imóvel localizado na zona urbana do município possuir destinação agrícola comprovada o proprietário tem direito a pagar o ITR ao invés do IPTU prevalecendo a destinação do imóvel sobre a localização?
Pode cobrar IPTU de área rural?
Propriedades rurais em áreas urbanas pagam ITR 1.112.646/SP. Mesmo localizada em área urbana, se a propriedade for comprovadamente utilizada para exploração extrativa, vegetal, agrícola, pecuária ou agroindustrial, o imposto a ser pago é o ITR, e não o IPTU.
Qual é o critério que prevalece para a cobrança do IPTU e do ITR localização ou destinação?
Dessa forma, para fins de definição da incidência do IPTU ou do ITR, prevalece o critério da destinação econômica do imóvel sobre a classificação meramente topográfica. Sendo assim, se o imóvel possui destinação rural, ainda que localizado no perímetro urbano do município, deve incidir o ITR e não o IPTU.
Quem tem competência para cobrar o ITR?
Competência tributária para a instituição do ITR De acordo com o art. 153, VI, da Constituição Federal, o ITR é espécie de imposto que incide sobre a propriedade de imóveis localizados fora das áreas urbanas dos Municípios, e é de competência da União Federal.
Qual o órgão responsável pelo ITR?
O contribuinte ou o seu sucessor comunicará ao órgão local da Secretaria da Receita Federal (SRF), por meio do Documento de Informação e Atualização Cadastral do ITR - DIAC, as informações cadastrais correspondentes a cada imóvel, bem como qualquer alteração ocorrida, na forma estabelecida pela Secretaria da Receita ...
Quem fica com o ITR?
Como o ITR é um tributo de pouca relevância para a União, servindo mais como instrumento parafiscal de orientação de políticas agrária e fundiária, a Carta Constitucional possibilitou que a administração deste tributo ficasse a cargo dos municípios, que poderão, assim ocorrendo, ficar com 100% de sua arrecadação.
O que é necessário para transformar uma área rural em urbana?
O pedido de descaracterização de imóvel rural para urbano deverá iniciar-se na prefeitura do município de localização do imóvel, com vistas a análise e, quando for o caso, DEFERIMENTO da solicitação. Após o deferimento pela prefeitura, caberá ao interessado providenciar a abertura de nova matrícula.
O que é IPTU rural?
Um exemplo é o caso do IPTU e ITR. O Imposto Territorial Rural, ITR, é o imposto devido à União, via de regra, por proprietários de imóveis situados em área rural, e o IPTU, Imposto Predial Territorial Urbano, é devido ao Município e geralmente é devido por proprietários de imóveis situados em área urbana.
É possível o pagamento de ITR por imóvel localizado na zona urbana de um município?
A Receita Federal publicou entendimento de que o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) não deve ser cobrado de imóveis localizados em áreas urbanas, utilizados para a "exploração extrativa vegetal, agrícola, pecuária ou agroindustrial".
Quando um imóvel localizado na zona urbana do município possuir destinação agrícola comprovada o proprietário tem direito a pagar o ITR ao invés do IPTU prevalecendo a destinação do imóvel sobre a localização?
15, do Decreto-Lei nº 57/66, que acrescentou o critério da destinação dada ao imóvel. ... Assim, não incide IPTU, mas sim o ITR, sobre imóvel localizado na área urbana do Município, desde que, comprovadamente, seja utilizado em exploração extrativa, vegetal, agrícola, pecuária ou agroindustrial.