Como citar réu que mora no exterior?

Índice

Como citar réu que mora no exterior?

Como citar réu que mora no exterior?

Junto o aviso de recepção ao processo, a citação considera-se feita no dia em que foi assinado, se o aviso o mencionar; quando o não mencione, considera-se feita na data constante do carimbo da estação postal reexpedidora ou, se a data não for legível, na data da entrada do aviso na secretaria judicial.

Como citar pessoa no exterior?

A citação de quem se encontra no exterior dá-se por carta rogatória, nos termos dos artigos 201, 2 do CPC. Verifique se é caso de se aplicar o art. 215, § 1º do CPC. Verifique se essa pessoa tem procurador no Brasil com poderes para receber citação.

Como funciona a citação por carta rogatória?

Carta Rogatória é um instrumento jurídico para comunicação entre as Justiças de países diferentes. Quando há a necessidade de cumprimento de uma diligência do processo em outro país - por exemplo, o depoimento de uma testemunha que mora no exterior - é enviada uma Carta Rogatória para formalização do ato processual.

O que fazer quando o réu não é encontrado para citação CPC?

Art. 361. Se o réu não for encontrado, será citado por edital, com o prazo de 15 (quinze) dias. Já a citação com hora certa é uma inovação trazida pela Lei nº 11.719/08 que alterou a redação do artigo 362 instituindo essa modalidade citatória.

O que é citação por rogatória?

É o pedido feito ao órgão jurisdicional de outro país, para que este colabore na prática de um determinado ato processual.

Postagens relacionadas: