Como cobrar condomínio do inquilino?
Índice
- Como cobrar condomínio do inquilino?
- Quem paga o condomínio do apartamento alugado?
- O que acontece se o inquilino não pagar o condomínio?
- De quem é a responsabilidade pelo pagamento do condomínio?
- O que o inquilino paga no condomínio?
- Como o inquilino é condômino?
- Como é feita a cobrança condominial?
- Por que o inquilino não pode cobrar contas do síndico?
- Qual a responsabilidade do inquilino sobre o imóvel?
Como cobrar condomínio do inquilino?
O condomínio sempre irá cobrar o condômino: seja o valor de uma multa ou cotas condominiais atrasadas. “O inquilino, porém, deverá pagar ao condômino por multas que por acaso tome, e isso deve constar no contrato de locação”, explica Rodrigo Karpat.
Quem paga o condomínio do apartamento alugado?
O que diz a lei Em seu artigo 22, a legislação estabelece que o inquilino deve ficar com as despesas ordinárias do condomínio. Entram nessa categoria todos os custos relacionados à manutenção do edifício, ou seja, ligadas à utilização do local, que geralmente estão inclusas na taxa do condomínio.
O que acontece se o inquilino não pagar o condomínio?
Na hipótese do inquilino não pagar a cota condominial, o condomínio poderá exigir o pagamento do locador-condômino, só restando para este o direito de regresso em face do inquilino a fim de que seja ressarcido dos prejuízos sofridos por ele (locador-condômino).
De quem é a responsabilidade pelo pagamento do condomínio?
Uma vez que a responsabilidade pelo pagamento das despesas condominiais é do condômino, pouco importando quem esteja ocupando o imóvel e a que título, responderá o locador pelo débito, com direito de regresso contra o locatário, no que tange às despesas ordinárias.
O que o inquilino paga no condomínio?
É o inquilino quem paga as despesas ordinárias do condomínio como salários, despesas de água, luz, esgoto, limpeza e manutenção. Só em caso de despesas extraordinárias que o locador toma a responsabilidade para si. Por exemplo, a pintura de fachadas do condomínio e reformas nas áreas externas.
Como o inquilino é condômino?
O inquilino não é considerado condômino, e sim possuidor, são condôminos, exclusivamente, os proprietários das unidades. Em alguns condomínios, a convenção condominial, veta inquilinos, como qualquer outra pessoa que não seja condômina, de participar de eleição para síndico.
Como é feita a cobrança condominial?
Preparamos esse post para que você entenda como é feito o cálculo dela, quando o ajuste acontece e quando ocorre cobrança abusiva. De forma simples, a taxa condominial é o valor cobrado de cada condômino para arcar com as despesas condominiais, referentes às áreas comuns do condomínio (serviços, manutenção e melhorias).
Por que o inquilino não pode cobrar contas do síndico?
O inquilino, também não pode cobrar prestação de contas do síndico. Em caso de multas por infração no condomínio, sempre será cobrado o condômino. Entretanto, o inquilino deverá pagar ao condômino por multas que receba, e é importante que isso conste no contrato de locação.
Qual a responsabilidade do inquilino sobre o imóvel?
O inquilino tem responsabilidade sobre o imóvel, pois esta vivendo em condomínio, mas eventual ação de cobrança de taxas de condomínio recairá sobre o proprietário.