Quais as modalidades básicas de remuneração reconhecidas pelas tabelas de honorários do CAU?

Índice

Quais as modalidades básicas de remuneração reconhecidas pelas tabelas de honorários do CAU?

Quais as modalidades básicas de remuneração reconhecidas pelas tabelas de honorários do CAU?

Este primeiro módulo fornece duas modalidades básicas de remuneração para a realização de projetos de edificações: percentual sobre o custo de execução da obra (critério recomendado internacionalmente) e remuneração através da soma das despesas (estimadas ou contabilizadas) de produção dos projetos, direitos autorais e ...

Como cobrar CAU?

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo disponibiliza por meio dos sites do CAU/BR e dos CAU/UFs uma tabela indicativa de honorários. Essa tabela serve como parâmetro de elaboração de orçamentos, assegurando um padrão de qualidade dos serviços prestados.

Como os projetos devem ser repetidos?

Assim, projetos e outros trabalhos técnicos de criação somente podem ser repetidos com a concordância do detentor do direito patrimonial – que pode ser transferido pelo autor a outra pessoa. Porém, os direitos morais são inalienáveis.

Como identificar um responsável em um projeto?

Identifique um responsável A pior coisa que você pode fazer com um projeto é deixá-lo sem um responsável bem identificado ou colocar muitas pessoas com esta atribuição. Quanto mais pessoas com esta mesma responsabilidade, menos cada uma delas se sentirá “dona” do projeto.

Quais são os critérios de aceitação do projeto?

Discuta o assunto com quem será o gestor do projeto, os apoiadores, sponsors (patrocinadores) e também com o cliente. Com relação a este último, tenha certeza de que foi feito um briefing criterioso, indicando as informações mais relevantes a respeito do projeto. 4. Defina os critérios de aceitação com clareza

Será que essa resolução deve ajudar na melhoria dos projetos arquitetônicos?

“De uma forma geral, essa resolução deve ajudar na melhoria da qualidade dos projetos arquitetônicos”, avalia o advogado Leandro Flores, autor do livro “Arquitetura e Engenharia com Direitos Autorais” e consultor do CAU/BR na elaboração da resolução.

Postagens relacionadas: