Como colher o própolis?

Índice

Como colher o própolis?

Como colher o própolis?

Para realizar a coleta, o apicultor faz a raspagem de todo o própolis da colmeia a cada 15 dias. Essa raspagem normalmente é feita na primavera, para evitar que a colônia fique desprotegida nas estações mais frias, e nas horas menos quentes do dia.

Quantos quilos de própolis uma colmeia produz?

Por exemplo, por ano uma colméia produz aproximadamente 3,5 quilos da substância.

Que parte da colmeia e o própolis?

A própolis é uma resina vegetal que as abelhas retiram dos vegetais, que a produzem principalmente na casca, podendo ser retiradas também em gemas prestes a florescer, a exemplo do que acontece nos pessegueiros e ameixeiras, e nas folhas verdes.

Como retirar o própolis da colmeia?

A raspagem é utilizada na coleta da própolis em frestas, tampas, quadros e alvados da colmeia. Essa deve ser feita com material de metal inoxidável, tomando o cuidado de não retirar pedaços de madeira que estejam envolvidos com tinta usada na pintura da colmeia.

Como é feito o extrato de própolis?

Diluir 3 gramas de própolis em 1 litro de álcool de cereais. Armazenar em local fresco de pouca luminosidade, durante 30 a 40 dias, agitando duas vezes ao dia. Após isso, coar em filtro de Papel e armazenar Obtendo a tintura, diluir de 03 a 05 gotas num copo de água por dia.

Como aumentar a produção de própolis?

Na produção de mel e própolis, recomenda-se trabalhar com apiários de até no máximo 30 colmeias. Numa produção especializada em própolis, obtém-se melhores resultados com apiários de até 12 colmeias. Recomenda-se deixar as colmeias protegidas do sol (meia sombra) nos períodos mais quentes do ano (Figura 3).

O que é própolis in natura?

A própolis é uma gomo-resinavegetal, que misturada a cera e pólen, é utilizada pelas abelhas como antibiótico dentro da colméia. Pelo envernizamento dos favos de cria, das paredes e teto, da colméia, impede-se a proliferação de micróbios e vírus.

Quais os benefícios do extrato de própolis?

Atualmente já foram identificados mais de 300 compostos no própolis, a maioria na forma de polifenóis que atuam como antioxidantes, lutando contra doenças e danos no corpo humano. O própolis ainda possui propriedades que protegem contra bactérias, vírus e fungos, bem como é anti-inflamatório e ajuda a tratar da pele.

Postagens relacionadas: