Como cobrar taxa de condomínio?

Índice

Como cobrar taxa de condomínio?

Como cobrar taxa de condomínio?

O passo a passo do processo de cobrança judicial é o seguinte:

  1. O condômino para de pagar a cota condominial;
  2. Aguarda-se entre dois e quatro meses, dependendo do condomínio e do valor da taxa condominial do local. ...
  3. Condomínio entra judicialmente com a ação de execução;

Como cobrar taxa de condomínio em atraso?

  1. 1ª Dica: Entenda a Lei para saber como cobrar condomínio atrasado. ...
  2. 2ª Dica: Envie uma carta ou notificação de atraso. ...
  3. 3ª Dica: Converse com o morador e tente ajudá-lo. ...
  4. 4ª Dica: Acione o condômino judicialmente. ...
  5. 5ª Dica: Saiba quais medidas podem e não podem ser tomadas para condôminos inadimplentes.

Quando se pode cobrar taxa de condomínio?

O direito de cobrar tais cotas se faz presente a partir da assembleia de instalação do condomínio, com a regular aprovação da previsão orçamentária, independentemente de não ter ocorrido à entrega das chaves para todos os adquirentes.

O que pode ser cobrado na taxa de condomínio?

A taxa de condomínio é um valor arrecadado mensalmente dos moradores. Ela custeia serviços importantes para o dia a dia de todos, como segurança, conta de água, manutenção das áreas comuns do prédio, impostos e gastos com produtos de limpeza, por exemplo.

Para que serve o dinheiro do condomínio?

A taxa de condomínio se trata de uma cobrança mensal, feita pela administração aos moradores ou usuários de um edifício, com o intuito de sustentar as despesas condominiais. Seja residencial ou comercial, a taxa condominial é importante para a gestão saudável do prédio e de suas instalações.

Como funciona a cota condominial?

O valor da cota condominial é definido com a aprovação em assembleia geral. Da mesma forma, toda e qualquer alteração nos preços deve passar por votação pelos condôminos. Se os condôminos acreditam que a taxa condominial é abusiva, é preciso convocar uma assembleia para debater o tema.

Como é cobrada a taxa do condomínio?

A taxa do condomínio pode ser cobrada de duas formas: rateio ou taxa fixa. A taxa de rateio é a mais comum, pois é calculada a partir das despesas ordinárias do mês anterior. Estas geralmente são: luz, água, gás, pagamento de funcionários, compra de material de limpeza, portaria, entre outros.

Como Pagar a taxa condominial?

Cada unidade precisa pagar a sua parte da taxa condominial, fazendo assim o rateio dos gastos do condomínio, como: Pagar obras e manutenções periódicas nas áreas comuns do condomínio.

Como estabelecer a taxa do condomínio?

O valor individual vai, então, para aprovação em assembleia, no primeiro semestre. Outra possibilidade de estabelecer a taxa do condomínio é definir pela fração ideal. Esse cálculo define que o valor da taxa é diretamente proporcional ao tamanho da unidade, pois entende-se que quanto maior o imóvel, maiores serão os gastos.

Como deve ser cobrado o condomínio?

Como deve ser cobrado o condomínio? O pagamento da taxa de condomínio não é opcional e é resguardado pelo Art. 1.336 do Código Civil, cujo inciso I define que é dever do condômino contribuir para as despesas da administração. A taxa de rateio inclui as despesas ordinárias e até mesmo extraordinárias, como mostraremos a seguir.

Postagens relacionadas: