Quantos furos de sondagem fazer?

Índice

Quantos furos de sondagem fazer?

Quantos furos de sondagem fazer?

A quantidade de furos de sondagem segundo a NBR 6484/2001 era realizada de acordo com o tamanho do terreno da seguinte forma: Até 1.200 m² 1 furo para cada 200 m²; De 1.200 a 2.400 m² 1 sondagem à percussão para cada 250 m²; Acima de 2.400 m² 1 spt para cada 300 m², com o mínimo de 3 (três) furos.

O que é furo de sondagem?

Os ensaios em furos de sondagem constituem um meio de acesso privilegiado ao interior do terreno, com pouca interferência sobre suas características naturais e, por esta razão, podem ser empregados na execução de diversos tipos de ensaios, visando identificar as características hidráulicas e de resistência dos ...

Quantos furos por m2?

Quantidade de Furos Até 1.200 m² 1 para cada 200 m² * De 1.200 a 2.400 m² 1 para cada 250 m² Acima de 2.400 m² 1 para cada 300 m² * mínimo de 3 (três) furos.

Para que serve a sondagem?

Com a sondagem do solo, é possível conhecer as características do terreno, como a espessura das camadas que o compõe, sua resistência e a provável localização do lençol freático, caso exista.

Qual deve ser a profundidade a ser atingida pela sondagem a percussão SPT?

Por se tratar de uma fundação direta (rasa) é desejável conhecer, no mínimo, uma profundidade de 2 vezes a largura da base da galeria. Em caso de solo mole, a sondagem deve ultrapassar toda a camada de baixa resistência.

Quanto custa a sondagem de solo?

Os preços para a realização de uma sondagem de solo adequada variam. Variam de acordo com a localização do terreno no País, e também com a empresa contratada. Geralmente, os técnicos responsáveis pela avaliação realizam-na por R$ 1/m².

Quando deve-se fazer uma sondagem?

“As sondagens devem ser, no mínimo, de uma para cada 200m2 de área da projeção em planta do edifício, até 1.200m2 de área. Entre 1.200m2 e 2.400 m2 deve-se fazer uma sondagem para cada 400m2 que excederem 1.200m2. Acima de 2.400m2 o número de sondagens deve ser fixado de acordo com o plano particular da construção.

Como fazer o ensaio de sondagem no terreno?

Para isso, o estudo preliminar, por meio de ensaios de sondagem no terreno, se faz necessário. No post anterior, falamos sobre os principais métodos de sondagem para exploração do subsolo. Caso você ainda não leu e deseja mais informação sobre os ensaios de sondagem de um terreno, qual a importância e quais são os principais tipos, confira aqui.

Qual o perfil de cada sondagem?

Perfil de cada sondagem com as cotas de onde foram retiradas as amostras; Classificação das diversas camadas e os ensaios que as permitiram classificar; Níveis dos terrenos e dos diversos lençóis d’água, com a indicação das respectivas pressões; Resistência à penetração do barrilete amostrados, indicando as condições em que a mesma foi tomada.

Qual a área de sondagem necessária para a projeção do edifício?

”Deve ser, no mínimo, um ponto de sondagem para cada 200 m² de área da projeção em planta do edifício, até 1200 m² de área. Entre 12 m2 deve-se fazer uma sondagem para cada 400 m² que excederem de 1200 m². Acima de 2400 m² o número de sondagens deve ser fixado de acordo com o plano particular da construção”.

Postagens relacionadas: