Até quando posso juntar provas no processo?
Índice
- Até quando posso juntar provas no processo?
- O que é documento novo e quando poderá ser aceito?
- O que são documentos novos CPC?
- Qual o momento para a produção de prova documental?
- Qual o momento para a produção da prova no processo?
- Como impugnar documentos juntados na contestação?
- Qual a regra para a juntada de documentos?
- Quais cuidados devem ser tomados na juntada de documentos?
- Qual o momento ideal para a manifestação de documentos juntados?
- Qual o prazo de 3 dias úteis para juntada de documento?
Até quando posso juntar provas no processo?
(2) Como visto no art. 435 do Novo CPC, as partes podem juntar prova documental aos autos a qualquer tempo, conforme as condições estabelecidas em lei. No entanto, sempre que o requerimento de juntada de documento for realizado, a parte contrária deverá ser ouvida no prazo de 15 dias.
O que é documento novo e quando poderá ser aceito?
Documentos novos: são aqueles que poderão ser juntados em qualquer momento do curso processual.
O que são documentos novos CPC?
Da leitura do caput do artigo 435 e seu parágrafo único, é possível concluir que documentos novos são aqueles que se destinam a (I) fazer prova de fatos ocorridos após aqueles já articulados pelas partes ou a (II) contrapor fatos - devidamente apontados nos autos - que passaram a existir ou se tornaram conhecidos ...
Qual o momento para a produção de prova documental?
Prova documental. O momento processual próprio para a produção de prova documental, conforme determina o artigo 434 do Código de Processo Civil, na inicial para o autor e na contestação para o réu.
Qual o momento para a produção da prova no processo?
O momento processual próprio para a produção de prova documental, conforme determina o artigo 434 do Código de Processo Civil, na inicial para o autor e na contestação para o réu.
Como impugnar documentos juntados na contestação?
Nos termos do Art. 430 do CPC/15, a arguição de falsidade pode ser suscitada na contestação, na réplica ou a partir da intimação da juntada do documento aos autos. Dessa forma, a manifestação em face dos documentos juntados é o momento ideal para tal incidente.
Qual a regra para a juntada de documentos?
Além disso, considera-se que não há cerceamento de defesa se a juntada de documento for indeferida e não tiver causado prejuízo à defesa. […] A regra contida no artigo 231 do CPP, que faculta a juntada de documentos a qualquer tempo, não é absoluta, devendo ser interpretada de maneira ponderada.
Quais cuidados devem ser tomados na juntada de documentos?
A juntada de novos documentos no processo sempre causam certa instabilidade processual. Afinal, toda estratégia é conduzida com base nos documentos inicialmente apresentados, tanto na peça inicial quanto na contestação. Ocorre que alguns cuidados devem ser tomados na fase de manifestação à juntada, em especial:
Qual o momento ideal para a manifestação de documentos juntados?
Dessa forma, a manifestação em face dos documentos juntados é o momento ideal para tal incidente. Todavia, nada impede que mesmo diante do transcurso do prazo do prazo de manifestação, a falsidade pode ser arguida.
Qual o prazo de 3 dias úteis para juntada de documento?
Aliás, a 6ª Turma do STJ decidiu, por unanimidade, no REsp 1.627.288, que o prazo de 3 dias úteis não é apenas para a juntada de documento ou objeto, mas também para a ciência da parte contrária a respeito de sua utilização.