Qual a concepção fenomenológica referente à imaginação?

Índice

Qual a concepção fenomenológica referente à imaginação?

Qual a concepção fenomenológica referente à imaginação?

Nossa proposta de interpretação estética da liberdade em Sartre partiu da concepção fenomenológica que nosso autor dedica à imaginação, como uma consciência ativa que realiza a liberdade absoluta, principalmente através da arte.

Como se manifesta a consciência do tempo?

A experiência da consciência do tempo se revela dotada de uma intencionalidade determinada pelo sentido que cada Erlebnisse imprime nos próprios objetos.

O que é consciência do tempo?

A consciência do tempo é uma parte dessa reorientação, disse Thompson. Para Kant, o tempo não está simplesmente inserido na experiência: o tempo é a própria condição da experiência, a forma pura da intuição interna.

Porque dizemos que a fenomenologia é uma terapia vivencial?

A psicoterapia vivencial, por sua vez, tem no método fenomenológico o apoio instrumental para sua aplicação, pois ao olhar o indivíduo como “ser no mundo”, intenciona conhecer a realidade tal como ela se revela ao indivíduo, no sentido da busca de transformação, à partir de uma nova leitura da pessoa em processo ...

Quais as etapas do método fenomenológico?

Dessa forma, releva destacar que Husserl segmenta o método descritivo fenomenológico em algumas etapas, são elas: a) limpar as limitações do conhecimento; b) evitar qualquer forma de investigação baseada na natureza; c) almejar a perspectiva do fenômeno enquanto fenômeno, desprendendo-se dos conceitos prévios; d) ...

Em que consiste a temporalidade ou tempo da consciência?

A temporalidade é origem e estrutura da consciência. ... É preciso, portanto, investigar os complexos mecanismos de realização da consciência, que têm como fundamento a temporalidade imanente, o fluxo de vida no qual surge a consciência originária do tempo.

Postagens relacionadas: