Quais os primeiros sintomas do câncer de colo de útero?

Índice

Quais os primeiros sintomas do câncer de colo de útero?

Quais os primeiros sintomas do câncer de colo de útero?

Sinais e Sintomas do Câncer do Colo do Útero

  1. Sangramento vaginal anormal.
  2. Sangramento menstrual mais prolongado que o habitual.
  3. Secreção vaginal incomum, com um pouco de sangue.
  4. Sangramento após a menopausa.
  5. Sangramento após a relação sexual.
  6. Dor durante a relação sexual.
  7. Dor na região pélvica.

Qual exame detecta o câncer de colo de útero?

O papanicolau é a principal forma de detectar lesões que podem vir a desenvolver a doença. É um procedimento simples que analisa amostras de células recolhidas do colo do útero por meio de raspagem com uma espátula e escovinha.

Quem é mais comum com o melanoma?

O melanoma é mais comum em pessoas que têm antecedentes familiares da doença. Nesses casos, principalmente se associado a outros fatores de risco, o rastreamento com o dermatologista deve ser mais intenso. Pessoas que já tiveram um câncer de pele ou uma lesão pré-cancerosa anteriormente têm mais chances de sofrer com o melanoma.

Qual a cor do melanoma nodular?

O melanoma nodular geralmente começa como uma área elevada de cor preta azulada ou vermelha azulada. Entretanto, alguns melanomas não apresentam cor alguma. O melanoma lentigo maligno geralmente ocorre em idosos. Ele é mais comum em peles danificadas pelo sol na região do rosto, do pescoço e dos braços.

Como ocorre o melanoma na pele?

Causas O melanoma ocorre quando algo dá errado nas células produtoras de melanina (melanócitos) que dão cor à pele. Normalmente, as células da pele se desenvolvem de maneira controlada e ordenada - novas células saudáveis empurram as células mais velhas para a superfície da pele, onde morrem e, eventualmente, caem.

Como aumentar o risco de melanoma?

Pessoas que tomaram muito sol ao longo da vida sem proteção adequada têm um risco aumentado para melanoma. Isso porque a exposição solar desprotegida agride a pele, causando alterações celulares que podem levar ao câncer. Quanto mais queimaduras solares a pessoa sofreu durante a vida, maior é o risco de ela ter um câncer de pele.

Postagens relacionadas: