Como informar na GFIP a retenção do INSS?

Índice

Como informar na GFIP a retenção do INSS?

Como informar na GFIP a retenção do INSS?

Quem vai fazer essa informação é o Prestador do Serviço que vai informar a sua a empresa como tomadora, abatendo assim o INSS dele. Para você recolher o INSS retido, basta gerar a guia GPS com código 2631 no CNPJ da prestadora do serviço.

Como compensar INSS retido em nota fiscal SImples Nacional?

As retenções do INSS não podem ser compensadas do SImples Nacional por falta de previsão legal. Nesse caso você devera solicitar a restituição do valor retido.

Como informar ou importar os valores de INSS retido para ser compensado na guia de INSS?

Para informar o valor de INSS Retido, você tem a opção de informar diretamente pelo Módulo Folha ou importar do Módulo Escrita Fiscal.

Como recolher INSS retido em nota fiscal de serviços 2020?

A Empresa que contrata o Serviço deve reter 11% do valor da nota fiscal e recolher em uma GPS (Guia da Previdência Social) em favor da Empresa que presta o Serviço. Desta forma, o recolhimento deste INSS poderá ser compensado no recolhimento do INSS da prestadora de serviços.

Como consultar o pagamento do INSS retido?

No Extrato de contribuições de empresas e equiparados é possível visualizar as Guias da Previdência Social – GPS e os recolhimentos (pagamentos) efetuados por sua empresa. É uma consulta disponível para pessoa jurídica e pessoa física (matrícula CEI).

Como solicitar a restituição do INSS retido na fonte?

A restituição será requerida por meio do Programa PER/DCOMP ou, na impossibilidade de sua utilização, o pedido deverá ser formalizado mediante a apresentação do formulário Pedido de Restituição ou de Ressarcimento, acompanhado da documentação comprobatória do direito creditório.

Como fazer sefip exclusiva de retenção?

Todos os procedimentos deverão ser realizados diretamente no SEFIP.

  1. Cadastra o Tomador. Exemplo: ​
  2. Marcar participação para este Tomador.
  3. Lance o somatório de todas as NFS deste cliente marque SIM na opção "Informação Exclusiva de Retenção".

Como emitir guia de INSS retido em nota fiscal?

Acesse: > Menu: Relatórios / Emitir Relatórios. Selecione o relatório padrão GPS do Valor Retido nas Notas Fiscais, clique no ícone de visualização/impressão da barra de ferramentas, preencha os dados e clique no botão Iniciar Impressão.

Como lançar compensação de INSS na domínio?

Veja como lançar uma Compensação de INSS.

  1. Lançar Compensação.
  2. 1 - Acesse o menu PROCESSOS, submenu INFORMAÇÕES, opção COMPENSAÇÕES INSS;
  3. 2 - Clique no botão [Novo Lanc...], no quadro GPS, nos campos:
  4. 3 - No quadro DADOS DO LANÇAMENTO, nos campos:
  5. 4 - Clique no botão [Gravar];
  6. 5 - Após, realize o cálculo da competência.

Como deve ser declarada a retenção em GFIP?

Para fins de compensação, a retenção deve ser declarada em GFIP na competência da emissão da nota fiscal, por meio do estabelecimento responsável pela cessão de mão de obra.

Como compensar o INSS com o imposto de renda?

Com a alteração promovida pela Lei nº 13.670/2018, aqueles que já transmitem os eventos periódicos do eSocial podem proceder à compensação do INSS com o Imposto de Renda. Na verdade, é possível compensar com qualquer outro tributo administrado pela Receita Federal do Brasil.

Como separar o valor da retenção com o INSS?

Se você somou o valor da retenção com o valor devido de INSS da folha de pagamento e gerou uma única guia, aí não sei dizer se tem como separar, precisaria ver na Receita Federal. Se for esse seu caso, aí você terá de pagar a guia da retenção, atualizada. Acho que não tem como desmembrar.

Qual a regra de compensação previdenciária?

INSS: A compensação previdenciária, relativa aos valores retidos conforme art. 112 da IN RFB nº 9, são regrados pela IN RFB nº 1.717, de 2017, que estabelece normas de restituição, compensação, ressarcimento e reembolso, no âmbito da Secretaria da Receita Federal do Brasil e revoga a IN RFB nº 1.300/2012.

Postagens relacionadas: