Como comprovar carência de contribuição INSS?

Índice

Como comprovar carência de contribuição INSS?

Como comprovar carência de contribuição INSS?

24 meses (dois anos)

  1. Se antes o trabalhador já tiver feito 120 contribuições ao INSS, sem interrupção;
  2. Se tiver feito menos de 120 contribuições, sem interrupção, mas comprovar que está desempregado.

O que significa falta de período de carência no INSS?

Carência é o tempo mínimo que você precisa contribuir para o INSS para ter direito a um benefício. Ela é sempre contada em meses e não em dias. Ou seja, carência é o número mínimo de meses pagos ao INSS para que você ou seu dependente, possam ter direito de receber um benefício.

Como comprovar pagamento carne INSS?

Depois do CNIS, a sua Carteira de Trabalho é o segundo documento mais importante na empreitada de comprovar as suas contribuições para o INSS. Como ele também é um documento oficial do Governo Federal, ele será a sua carta na manga caso o seu CNIS contenha informações incorretas.

Como comprovar que sou contribuinte individual?

Como comprovar a atividade?

  1. Comprovação de inscrição em conselhos de classe da profissão;
  2. Recibos de pagamento do Imposto Sobre Serviço – ISS;
  3. Imposto de renda;
  4. Documento que comprove a titularidade de firma individual;
  5. Contrato social de empresa no caso de sócio;
  6. Comprovante de pagamento de serviço prestado;

Qual a carência do INSS?

Essa carência começa a ser contada de acordo com o trabalho que você exerce e, também, com a data em que você ou sua empresa fez o registro no INSS. Veja abaixo a carência do INSS para cada categoria de trabalho:

Como Guardar os comprovantes do pagamento ao INSS?

Assim, caso você faça os primeiros pagamentos depois da data de vencimento, estes pagamentos não serão contados no tempo de carência, até que haja um pagamento na data correta. Aqui, o próprio trabalhador é o responsável pelos pagamentos ao INSS, então, é importante guardar esses comprovantes.

Qual o tempo de contribuição para o INSS?

Imagine o seguinte exemplo prático: um trabalhador que exerceu atividade profissional e contribuiu para o INSS de 05 a 19. Esse segurado tem 180 meses de carência, mas não tem ainda o tempo de contribuição mínimo para a aposentadoria por idade, pois somou 14 anos, 11 meses e 1 dia de contribuição.

Qual a carência dos benefícios previdenciários?

Carência é o número de contribuições mensais exigidas para alguns benefícios previdenciários. Contudo, para alguns benefícios, a carência é a efetiva realização da atividade. Como exemplo, na aposentadoria por idade rural é exigida a comprovação de, no mínimo, 15 anos de atividade rural.

Postagens relacionadas: