Como acertar vínculo no INSS?
Índice
- Como acertar vínculo no INSS?
- O que fazer se a empresa não repassa o INSS?
- Que é pendência de extemporaneidade de vínculo?
- O que fazer quando no CNIS aparece uma sigla PEXT?
- Como comprovar vínculo empregatício no INSS?
- Como comprovar as suas contribuições no INSS?
- Qual o documento que tenho para ser dependente do segurado?
Como acertar vínculo no INSS?
Documentos necessários Preencha o Requerimento de Atualização e apresente no momento do atendimento, juntamente com documentos que comprovem os seus períodos trabalhados, como carteira profissional, carnês de contribuição e outros comprovantes de pagamento ao INSS.
O que fazer se a empresa não repassa o INSS?
O INSS ainda pode solicitar documentos complementares como seu holerite e recibos de pagamento de salário. Com sorte, você pode resolver o problema na via administrativa, mas não é raro que o contribuinte tenha que entrar com ação judicial contra o INSS para ter seu período de contribuição reconhecido.
Que é pendência de extemporaneidade de vínculo?
Se tal comunicação não for cumprida no prazo devido, o indicador "PEXT" (Pendência de Vínculo Extemporâneo Não Tratado) vai aparecer no CNIS, acusando justamente a extemporaneidade do vínculo empregatício, o qual não será incluído no cálculo do tempo de contribuição do segurado, além de outras consequências negativas.
O que fazer quando no CNIS aparece uma sigla PEXT?
A sigla PEXT no CNIS indica que o vínculo é extemporâneo e não será computado no cálculo do seu cliente. Isso é comum aparecer quando o empregador parou de pagar o INSS, ou mesmo quando houve mudança de CNPJ da empresa (O INSS, por algum motivo, não reconhece automaticamente as mudanças de CNPJ).
Como comprovar vínculo empregatício no INSS?
Para comprovar um vínculo empregatício que não consta no INSS é preciso que o segurado reúna documentos, da época que ocorreu, que comprovem a existência do emprego.
Como comprovar as suas contribuições no INSS?
Mais uma dica valiosa para você comprovar as suas contribuições! Apesar de ser um documento particular entre você e seu empregador, com certeza o seu contrato de trabalho é de muita importância na hora de pedir a sua aposentadoria. Você vai conseguir comprovar que as suas contribuições e vínculo de emprego estão corretos perante o INSS.
Qual o documento que tenho para ser dependente do segurado?
Declaração de Imposto de Renda do segurado, em que consta o interessado como seu dependente; Documentos relacionados à encargos domésticos que comprovem existência de sociedade ou comunhão nos atos da vida civil; Registro em associação onde conste o interessado como dependente do segurado; Não tenho esses documento, o que fazer?