Como fazer uma audiência de conciliação?

Índice

Como fazer uma audiência de conciliação?

Como fazer uma audiência de conciliação?

Audiência de Conciliação e Instrução: 8 dicas imperdíveis

  1. AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO: ESTUDE O PROCESSO. ...
  2. TIRE TODAS AS DÚVIDAS DE SEU CLIENTE. ...
  3. ATENÇÃO AO LOCAL E HORÁRIO. ...
  4. PROGRAME A SUA AGENDA. ...
  5. MANTENHA-SE CALMO. ...
  6. SE NÃO SOUBER, QUESTIONE. ...
  7. DE OLHO NA ATA. ...
  8. ATENÇÃO AOS PRAZOS.

O que falar em uma audiência de conciliação?

Esclareça as dúvidas do cliente. Entre em contato com o cliente antes da audiência e tire todas as dúvidas que ainda possam existir. Isso é necessário para manter a relação de segurança e confiança que ele tem em você.

Como conduzir uma conciliação?

É indispensável ao bom conciliador o conhecimento técnico necessário para bem conduzir a conciliação. É sua função primordial restabelecer a comunicação entre as partes e conduzir as negociações. O conciliador deve garantir que a discussão proporcione um acordo fiel ao direito, moral e justo.

O que acontece em uma audiência de conciliação?

Quando alguém ingressa com uma ação judicial contra outra pessoa, o processo se inicia por uma audiência de conciliação, onde o réu e o autor são intimados para comparecerem e lá terão a oportunidade de conversarem para chegar a um consenso.

O que o advogado deve fazer na audiência de conciliação?

No caso da audiência de conciliação, o advogado deverá conversar previamente com o seu cliente e apresentar a ele todas as possibilidades de acordo e o que poderá ser oferecido pelo advogado da parte contrária.

Como fazer uma conciliação judicial?

Como ocorre o processo de conciliação judicial? No procedimento de conciliação, o juiz ou conciliador é ativo e propõe soluções para que as partes envolvidas entrem em consenso. A ideia é que o problema debatido seja solucionado rapidamente sem necessidade de dar sequência ao processo.

Como proceder na designação da audiência de conciliação?

Se o autor não tiver interesse na designação da audiência de conciliação, deverá indicar, na petição inicial, o seu desinteresse na autocomposição. O réu deverá fazê-lo, também por petição, apresentada com 10 dias de antecedência da data da audiência (art. 334, §5º).

Como preparar para uma audiência de conciliação trabalhista?

Indico os seguintes artigos: 1 Como se preparar para uma audiência de conciliação trabalhista 2 Mediação, conciliação e arbitragem: entenda as diferenças 3 Perempção: como funciona nos processos civil, penal e trabalhista 4 Entenda o que é a exceção de pré-executividade no Novo CPC More ...

Qual a alegação genérica para a audiência de conciliação?

Não pode ser tida como suficiente a mera alegação genérica para afastar, automaticamente a designação da audiência de conciliação, sobretudo considerando ser um dos princípios basilares do nosso diploma processualista atual .

Qual a finalidade da audiência de conciliação ou de mediação?

A implantação da audiência de conciliação ou de mediação logo no início do procedimento comum constitui natural projeção de um dos pontos basilares do modelo processual desenhado pelo Código de Processo Civil, representado pelo incentivo às soluções consensuais dos conflitos.”

Postagens relacionadas: