Como armazenar iogurte de kefir?
Como armazenar iogurte de kefir?
Para conservar kefir durante alguns dias, até 1 semana, coloque os grãos num recipiente e adicione leite ou água, dependendo do tipo de grão (a medida é 100 ml de leite ou de água com açúcar mascavo para cada 1 colher de sopa de kefir). Tampe com e guarde na geladeira durante o tempo que desejar.
Pode congelar iogurte de kefir?
Os derivados do kefir continuam fermentando, mesmo depois de coados. O soro pode congelar por até 12 meses para depois usar. O iogurte se congelado o prazo é o mesmo. Os grãos congelados podem ser reativados mesmo depois de 2 a 3 anos.
Quanto tempo posso congelar kefir?
3 meses Quando congelado, o kefir de água pode ser conservado por até 3 meses. O processo de congelamento é muito simples. Basta colocar os grãos em um saco ou recipiente plástico fechado no freezer.
Como fazer iogurte de kefir congelado?
Se tem dúvidas sobre o processo de preparação, leia nosso artigo como fazer iogurte de kefir. No entanto, apesar de ser perfeitamente possível congelar os grãos de kefir de leite, não se recomenda congelar o iogurte de kefir já pronto. Isso se dá pois o aspecto do iogurte quando descongelado apresenta variações de textura e de sabor.
Como conservar o kefir?
Se deseja conservar o kefir por um longo período de tempo (de 12 a 18 meses) deverá fazê-lo a seco. Enxágue os grãos com água para limpá-los adequadamente e depois estenda-os sobre panos de cozinha ou folhas de papel toalha para que sequem completamente durante 2 dias. Deverão estar em um lugar ventilado para poder secar.
Quanto tempo o Kefir pode ficar congelado?
Não existe um consenso em relação a quanto tempo o kefir pode ficar congelado. Sabe-se que quando o procedimento é bem executado o kefir sobrevive congelado, mas não se sabe ao certo o máximo de tempo que o kefir de leite aguenta congelado. Kefir pode ficar na geladeira?
Quanto tempo você deve coar o kefir?
Fique atento: a cada 12 horas, você deve coar o kefir, descartar o leite velho e adicionar leite novo, até que ele volte a fermentar. Você irá perceber que ele voltou a fermentar quando sentir o cheiro característico da fermentação, que é levemente azedo.